Saltar para o conteúdo principal

Concurso para Lançamento de Satélites nos Açores recebeu 14 propostas

A primeira fase do Programa Internacional do Atlântico para o Lançamento de Satélites (ATLANTIC ISLP) recebeu 14 propostas de interesse por parte de consórcios internacionais, que manifestaram o interesse em colaborar com empresas portuguesas e centros de investigação e engenharia nacionais para conceber, instalar e operar um porto espacial na Ilha de Santa Maria, nos Açores. Esta iniciativa foi lançada em setembro passado em parceria pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Estrutura da Missão dos Açores para o Espaço (EMA – Espaço), com o apoio técnico da Agência Espacial Europeia (ESA).

Esta fase, que terminou a 31 de outubro de 2018, consistia na manifestação de interesse de entidades que possam garantir o desenvolvimento e operação de uma nova geração de serviços de lançamento de satélites para o espaço. As 14 manifestações de interesse apresentadas incluem empresas de vários países (11 da União Europeia, 2 da EUA e 1 da Rússia), que declararam interesse em atuar em toda a cadeia de valor associada à nova geração de serviços de lançamento de pequenos satélites para o espaço. É de salientar que as propostas compreendem soluções inovadoras de acesso ao espaço com microlançadores (que representam 7 propostas), produtos e serviços de engenharia de sistemas e software e ainda, inovações relativas às infraestruturas terrestres.

O Programa Internacional do Atlântico para o Lançamento de Satélites é composto por várias fases distintas, visando estimular a criação de emprego qualificado e a alavancagem de novos projetos de índole espacial de grande valor acrescentado, que poderão garantir o incremento e um novo impulso para os projetos já existentes na ilha de Santa Maria, bem como para as empresas e centros de investigação e de desenvolvimento tecnológico nacionais deste sector, posicionando o país e a região no desenvolvimento de uma nova geração de atividades espaciais com base em pequenos satélites. A expetativa é de que, decorridas todas as fases de avaliação e análise das condições de exequibilidade e dos processos contratuais, os primeiros serviços de lançamento comecem a operar nos Açores na primavera/verão de 2021.

As 14 manifestações de interesse serão agora analisadas por uma Comissão Internacional de Alto Nível, composta por 9 peritos nacionais e estrangeiros de reconhecido mérito internacional e coordenada por Jean Jacques Dordain, antigo diretor-geral da ESA. A primeira reunião desta Comissão realizar-se-á no início de novembro de 2018, e terá como objetivos recomendar uma lista de candidatos a convidar para participar na 2ª fase deste Programa e definir os requisitos do edital para a 2ª fase (Competitive Bidding Phase).

O processo seletivo irá prosseguir com os seguintes passos:

  • Janeiro-fevereiro 2019: Fase 2 – apresentação de propostas, em resposta à “International Call for Tender for Launch Services to Space from the Island of Santa Maria”, a definir nos termos da análise das propostas submetidas na Fase 1 (outubro 2018).
  • Fevereiro-março 2019: Processo de avaliação, incluindo uma apresentação pública das propostas.
  • Março-maio 2019: Fase Final de Avaliação.
  • Final de maio 2019: Negociação final com empresas / consórcios.
  • Junho 2019: Contrato para o desenvolvimento e operação do porto espacial.
  • Maio/junho 2019 a maio/junho 2021 (2 anos): Análise e avaliação externa da fase de implementação.
  • Primavera/Verão 2021: primeiros serviços de lançamento previstos a operar nos Açores.

 Lista de empresas que submeterem manifestações de interesse na primeira fase do Programa Internacional do Atlântico para o Lançamento de Satélites:

Proponente líder do consórcio

País da sede

1.       ArianeGroup

França/Holanda

2.       Astos Solutions GmbH

Alemanha

3.       AVIO

Itália

4.       Elecnor DEIMOS Group

Espanha

5.       GMVIS SKYSOFT S.A.

Espanha

6.       GTD

Espanha

7.       Isar Aerospace Technologies GmbH

Alemanha

8.       PLD Space

Espanha

9.       Rocket Factory Augsburg

Alemanha

10.    ROSCOSMOS

Rússia

11.    Sierra Nevada Corporation

Estados Unidos da América

12.    Valispace

Portugal

13.    Virgin Orbit LLC

Estados Unidos da América

14.    Vertiv Integrated Systems GmbH

Alemanha