Saltar para o conteúdo principal

ConfOA 2017 presented works published online

(English version avalable soon)

As comunicações apresentadas na 8.ª Conferência Anual Luso-brasileira sobre Acesso Aberto (ConfOA 2017) foram publicadas na Reciis (Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde), editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Brasil).

O encontro decorreu entre os dias 4 e 6 de outubro de 2017, no Campus da Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro. Teve como tema “Do Acesso Aberto à Ciência Aberta”, em torno de três eixos temáticos: 1) Acesso aberto e dados científicos abertos: marcos legais, políticas e práticas; 2) Ciência aberta e outras expressões de conhecimento aberto; e 3) Sistemas de gestão de informação de ciência e tecnologia.

A ConfOA reúne as comunidades portuguesa e brasileira responsáveis pela discussão sobre o Acesso Aberto e as suas interfaces, dando continuidade às Conferências sobre o Acesso Livre ao Conhecimento organizadas pela Universidade do Minho desde 2005. A 8ª ConfOA recebeu 275 participantes que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto ao conhecimento, por meio de repositórios e de revistas, em instituições de investigação e de ensino superior.

Em 2018, a ConfOA realiza-se em Lisboa e já tem data marcada, de 2 a 4 de outubro. A submissão de comunicações está aberta até 22 de abril. Mais informações no sítio da ConfOA 2018.