Saltar para o conteúdo principal

Creation of the Minho Advanced Computing Center

Criação do Minho Advanced Computing Centre (MAAC)

A FCT, a UMinho e a UTAustin formalizaram o memorando de entendimento que vai desencadear o processo de instalação do primeiro supercomputador em Portugal, já no 1º trimestre de 2018, juntamente com a criação do Minho Advanced Computing Centre (MAAC).

A sessão protocolar deste ato teve lugar no Campus de Gualtar da UMinho, em Braga, no passado dia 25 de novembro, e contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, do Presidente da FCT, Paulo Ferrão, do Presidente da Comissão de Coordenação Regional do Norte, Fernando Freire de Sousa, e do Reitor cessante e do reitor eleito da Universidade do Minho, António Cunha e Rui Vieira de Castro, respetivamente, de investigadores, de empresários e de diversos representantes de instituições científicas e de empresas.

STAMPEDE 1 é como se chama esta plataforma de computação avançada, a ser instalada na Universidade do Minho, e que foi cedida à FCT pelo Texas Advanced Computing Centre (TACC) da UTAustin, no âmbito da parceria internacional entre a Universidade do Texas em Austin e Portugal. Esta nova infraestrutura permitirá desenvolver novas áreas de computação em Portugal, complementando os recursos já existentes nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Centro nesta área de investigação. Terá igualmente aplicações diversas de âmbito científico e empresarial, nomeadamente em áreas que abrangem o clima, a segurança marítima, o apoio às pescas, a monitoração de padrões de mobilidade nas cidades, o estímulo da biodiversidade, a gestão do risco nas florestas e aplicações na saúde, incluindo bioinformática. 

A infraestrutura será propriedade da FCT e a sua operação será totalmente integrada nas redes nacional, europeia e internacional em modos de acesso totalmente abertos, facilitando a adoção da Estratégia Nacional de Ciência Aberta. A gestão desta nova infraestrutura está a cargo de uma Comissão de peritos, incluindo utilizadores, com coordenação pelos serviços de computação avançada da FCT.

Entre outras potenciais aplicações, a infraestrutura servirá o AIR Centre, recentemente criado pela “Declaração de Florianópolis”, de 20 de junho, por iniciativa de Portugal em estreita cooperação internacional. O MACC servirá de base ao estabelecimento da rede “AIR CENTRE DATA INTELLIGENCE NETWORK (AIR_DataNet)”, a desenvolver durante 2018 juntamente com o Texas Advanced Computing Centre (TACC) da UTAustin e o Barcelona Supercomputer Centre (BSC), entre outros parceiros internacionais envolvidos no AIR Centre, de modo a facilitar o desenvolvimento das ciências dos dados e aplicações à interação clima-oceanos. 

Esta nova infraestrutura enquadra-se ainda no esforço nacional em curso no âmbito da Iniciativa Nacional de Competências Digitais e.2030 (INCoDe.2030) que, sob coordenação da FCT, inclui o estímulo a novas atividades de I&D nas áreas da computação científica, em ciências e tecnologias quânticas, inteligência artificial e media digital.

Ainda neste âmbito, Portugal foi um dos países signatário da Declaração Europeia para o avanço da computação avançada, EuroHPC, em 23 de março de 2017 em Roma, através da qual se pretende estabelecer o enquadramento intergovernamental que permita desenvolver e operar a próxima geração da infraestrutura Europeia de computação avançada.

Leia o Discurso do Presidente da FCT, Paulo Ferrão, na sessão.