Saltar para o conteúdo principal

Desinformação, fake news e cibersegurança em tempos de pandemia

A atual conjuntura em que vivemos devido à pandemia da COVID-19 levou ao confinamento da maioria da população, que passou a estar mais tempo em casa e, por conseguinte, mais tempo online. A grande parte dos contactos estabelecidos, até com quem está mais perto, é agora realizada através de videochamadas, meios audiovisuais e online, intensificando-se também o uso das redes sociais. A desinformação, as fake news e a cibersegurança são temas cada vez mais dominantes, num ambiente de inquietação e incerteza onde prolifera informação que pode causar danos não só sociais, mas também ao nível da saúde pública.

É neste contexto que o GILM – Grupo Informal sobre Literacia Mediática realiza de 3 a 9 de maio a 8.ª edição da iniciativa “7 Dias com os Media”, este ano sem sair de casa, da qual o Centro Internet Segura da FCT é parceiro. Numa altura em que os media são quase a única via de acesso ao mundo, ao que acontece e rodeia a população, o seu papel torna-se ainda mais fundamental. Desta forma, esta iniciativa desafia os cidadãos e instituições a promoverem alguma forma de ação, reflexão e/ou discussão sobre os media, a sua atuação e efeitos na vida individual e coletiva.

Além de realizarem propostas e a partilha dos respetivos materiais e atividades, os participantes podem igualmente fazer parte dos “Desafios GILM” que serão lançados também em torno dos temas desinformação, fake news e cibersegurança.

A iniciativa conta com o apoio do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Comissão Nacional da UNESCO, do Conselho Nacional de Educação, da Direção-Geral de Educação, da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, do Plano Nacional de Leitura, da Rede de Bibliotecas Escolares, da RTP, da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros e do Observatório Média, Informação e Literacia.

Mais informações em 7 dias com os Media