Saltar para o conteúdo principal

Elvira Fortunato nomeada para novo grupo de conselheiros científicos da Comissão Europeia

A Comissão Europeia lançou hoje o seu novo mecanismo de aconselhamento científico, Scientific Advice Mechanism (SAM), com o anúncio da composição do primeiro Grupo de Alto Nível de conselheiros científicos ao Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas. Entre os sete conselheiros está Elvira Fortunato, Diretora do CENIMAT e do i3N, Professora Catedrática e membro do Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA).

Elvira Fortunato abriu caminho para a electrónica transparente na Europa, através da demonstração de que materiais óxidos se comportam como verdadeiros semicondutores e da criação de transístores de camada fina baseados em semicondutores de óxidos. Em 2008 recebeu um Advanced Grant, no primeiro concurso do Conselho Europeu de Investigação (ERC). Nesse ano, com os seus colegas, construiu o primeiro transístor de papel, lançando toda uma nova área – a da electrónica de papel.

O seu trabalho tem sido internacionalmente reconhecido através de inúmeros prémios científicos e civis, como a condecoração com a Grande Ordem do Infante D. Henrique (pelo Presidente da República, em 2010). Elvira Fortunato foi membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNCT) e também membro do conselho consultivo da DG CONNECT.

O Grupo de Alto Nível de conselheiros científicos apoia o desenvolvimento de políticas ou legislação europeia pela Comissão Europeia, com aconselhamento científico de elevada qualidade, oportuno, independente e baseado na melhor evidência científica existente. Os conselheiros têm também como missão apoiar a Comissão na identificação de políticas públicas que necessitem de aconselhamento científico independente.

Os membros do Grupo de Alto Nível, selecionados na sequência de um convite a nomeações e com base nas recomendação de uma comissão de identificação independente, são:

  • Janusz M. Bujnicki (Laboratory of Bioinformatics and Protein Engineering, International Institute of Molecular and Cell Biology, Varsóvia)
  • Pearl Dykstra (Professor de Sociologia, Erasmus University, Rotterdão)
  • Elvira Fortunato (Departamenteo de Ciências dos Materiais, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa)
  • Rolf-Dieter Heuer (Diretor-Geral, European Organization for Nuclear Research (CERN))
  • Julia Slingo (Chief Scientist, Met Office, Exeter)
  • Cédric Villani (Henri Poincaré Institute, Paris)
  • Henrik C. Wegener (Technical University of Denmark)

O mecanismo SAM da Comissão inclui um financiamento de 6 milhões de euros de apoio a colaborações entre sociedades e academias científicas europeias para aconselhamento científico às políticas públicas. Segundo a Comissão, este financiamento e o Grupo de Alto Nível assinalam “uma nova abordagem ao aconselhamento científico independente no processo de construção de políticas públicas pela Comissão Europeia”.