Saltar para o conteúdo principal

Encontro Ciência 2020

O Encontro Ciência 2020 começa já amanhã, com um programa concentrado nos dias 3 e 4 de novembro em virtude medidas de controlo da pandemia de Covid-19, que reunirá a comunidade científica portuguesa num debate intenso sobre como tornar Portugal e a Europa mais resilientes, mais sociais, mais digitais, mais verdes, mais sociais e mais globais.

Aaron Ciechanover, Prémio Nobel da Química em 2004, participará por videoconferência na Plenária 1 de dia 3, cujo tema é “Ciência em Portugal para uma Europa mais RESILIENTE”, e em que falará sobre questões éticas de gestão da pandemia na sua keynote intitulada “Bioethical issues raised by the Pandemic”. Também no dia 3, Sir Richard Roberts, Nobel da Medicina em 1993, participará na Plenária 3, com o título “Ciência em Portugal para uma Europa mais VERDE”, em que falará sobre The Nobel campaign supporting GMOs (Genetically Modified Organisms).

Robert Langer, Eric von Hippel, Elvira Fortunato, Susana Sargento, Pedro Conceição, Ricardo Conde e Inês Azevedo são outros dos nomes que participarão nas plenárias a decorrer no CCL. Já a maioria das Sessões Temáticas serão transmitidas online na página do Encontro. O Primeiro Ministro António Costa* e a Comissária Europeia Elisa Ferreira participam na abertura do Encontro e o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa no encerramento.

Helena Canhão, coordenadora do Centro de Investigação Integrada em Saúde da NOVA Medical School, e Pedro Oliveira, da Copenhagen Business School e da NOVA School of Business and Economics, são os comissários da edição deste ano.

O Encontro Ciência é uma iniciativa promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em colaboração com a Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, e conta com o apoio institucional do Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Nunca é demais lembrar que a logística do Ciência 2020 cumpre com rigor todas as regras da Direção-Geral da Saúde previstas para eventos com estas caraterísticas.

Todas as informações sobre o Encontro Ciência 2020 estão disponíveis no site.