Saltar para o conteúdo principal

Encontro Ciência 2021 com 860 participantes presenciais e 9500 online

O Ciência 2021 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, que decorreu de 28 a 30 de junho no Centro de Congressos de Lisboa (CCL) sob o tema “A Ciência que faz o Amanhã e transforma a Economia”, contou com mais de 800 participantes no local e mais de 9000 que acompanharam as sessões através da transmissão em direto online.

O Encontro Ciência reúne todos os anos a comunidade científica nacional em torno de um programa científico que abarca todos os domínios da ciência, num quadro multidisciplinar que conta com as contribuições das unidades de investigação e desenvolvimento (I&D) financiadas pela FCT e também de atores de renome no panorama internacional da ciência, convidados pela organização. Este ano o programa incluiu 52 sessões, entre plenárias e temáticas, e cerca de 300 comunicações apresentadas que estimularam a partilha e o debate sobre a atualidade nas áreas da ciência e da tecnologia. Além das sessões, foram submetidos 468 posters científicos por estudantes de doutoramento financiados pela FCT e 18 demonstrações em vídeo das instituições de I&D nacionais.

No primeiro dia do Encontro foram agraciadas 18 personalidades do panorama científico com a Medalha de Mérito Científico, que reconhece o seu trabalho e contributo para a evolução da ciência e do conhecimento científico no país. O dia também foi marcado pela abordagem a temáticas tão diversas como as competências digitais na educação; o futuro do emprego; a inteligência artificial; a ciência de dados; a realidade virtual; a indústria, inovação e crescimento económico; inovação pedagógica; ou os MOOC na Promoção da Ciência.

No segundo dia do Encontro, destaque para a participação do astronauta francês Jean-Jacques Favier, na sessão plenária da tarde sob o tema “A ciência e os novos desafios da interação espaço-clima: da observação da Terra ao clima espacial”. Outros temas abordados durante o segundo dia foram: o programa Horizonte Europa; a ciência e a economia: recuperação e resiliência 2021-2027; a investigação e desenvolvimento em indústrias criativas; as alterações Climáticas, observação da Terra e do Espaço; e os programas de cooperação entre a FCT e outras entidades.

No último dia do Encontro esteve em foco o tema “A ciência cura: os desafios e oportunidades da interação ciência-saúde” na sessão plenária da tarde, com o desenvolvimento, a distribuição e aplicação mundial da vacina para Covid-19 a dominarem a discussão, que contou com uma comunicação de Kathrin Jansen, vice-presidente da Pfizer. Genética, neurociências, biotecnologia e oncologia; ciências da saúde; nutrição e saúde pública; telemedicina, biologia computacional e aplicações médicas; produção e consumo sustentável foram outras das temáticas abordadas neste 3º dia.

Num evento anual, que é definido como o ponto alto de interação entre investigadores, setor empresarial e público em geral, o Ciência teve este ano a França como país convidado e que participou ativamente no programa através da sua comunidade científica. A ministra da Ciência e do Ensino Superior Francesa, Frédérique Vidal, discursou na sessão de abertura, e a Embaixadora de França em Portugal, Florence Mangin, na sessão de encerramento.

O encontrou contou também com a intervenção de vários decisores políticos nacionais, entre ministros e secretários de estado das áreas governativas da saúde, da economia e transição digital, da coesão territorial, do ambiente e ação climática, da agricultura, da valorização do interior e do trabalho, segurança social e solidariedade. O primeiro-ministro António Costa emitiu uma mensagem em vídeo, apresentada na sessão de abertura, na qual sublinhou que o tema do encontro “reflete bem o espírito do nosso Programa de Recuperação e Resiliência”, pois este programa investe “perto de 40% das verbas disponíveis em ciência, conhecimento e inovação”.

Na sessão de encerramento, foi emitida uma mensagem em vídeo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na qual salientou que “criatividade e visão futura fazem parte integral da ciência, na identificação das soluções para o bem-estar da humanidade” e, a respeito da França como país convidado, referiu que “eventos como ciência 2021 são ainda cruciais na diplomacia científica, na interação entre países e entidades, para a resolução de problemas comuns”.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, fez um resumo do encontro na sessão de encerramento, em que sublinhou que “o debate do tempo e o debate de transformar a economia ou da ciência que faz o amanhã, é certamente responder às pressões societais para tecnologias críticas, percebendo que a base do conhecimento dessas tecnologias requer ser sólida, e depende quer de um de conjunto de infraestruturas quer de instituições científicas em todas as áreas do conhecimento”.

A pandemia de Covid-19 não passou ao lado deste encontro, e Helena Pereira, Presidente da FCT, acerca da relação e impacto da ciência nos mecanismos de combate à Covid-19 e da participação da ciência portuguesa neste processo, salientou que “tudo o que fomos construindo nas últimas décadas, mostra a excelência da ciência que temos e como podemos ser atores internacionais no desenvolvimento do conhecimento.”

O Ciência 2021 teve como comissários David Braga Malta, fundador da LiMM, Cell2B e BoostPharma; Marta Oliveira, especialista em segurança de lançadores no Porto Espacial Europeu com a Vitrociset; e Paula M. Alves, CEO do iBET e Professora na Universidade NOVA de Lisboa (ITQB e FCT-NOVA). O Encontro Ciência é uma iniciativa com organização da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que conta com a colaboração da Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva, e o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto da Assembleia da República.

Para quem não teve oportunidade de assistir ao evento em direto ou quiser rever as sessões, poderá visualizar os vídeos das gravações que estão disponibilizados no site do Encontro Ciência 2021.

Consulte também:

– Fotografias do 1º dia – 28 de junho

Fotografias do 2º dia – 29 de junho

Fotografias do 3º dia – 30 de junho

– Vídeos das Entrevistas