Saltar para o conteúdo principal

Estágios na NASA para Estudantes Portugueses

A FCT abriu as candidaturas ao primeiro concurso para atribuição de seis Bolsas de Investigação para Estágios na National Aeronautics and Space Administration of the USA (NASA), dirigidas a estudantes de nacionalidade portuguesa. O concurso, que decorre até 30 de janeiro, surge na sequência de um acordo de cooperação celebrado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), a FCT e a NASA, em março do ano passado, que integrou Portugal no Programa Internacional de Estágios da agência espacial norte-americana.

Podem candidatar-se a estas bolsas de estágio alunos que estejam a frequentar um doutoramento ou mestrado nas áreas das ciências, tecnologias, engenharias e matemática, e a desenvolver trabalho académico com especial enfoque na área espacial. As oportunidades de estágio englobam 12 projetos de investigação da NASA, que abarcam áreas científicas como a matemática, a física, a engenharia, a biologia, a nanotecnologia, a aeromecânica ou a informática, entre outras. Os alunos selecionados irão frequentar os estágios entre junho e dezembro de 2017.

O Espaço é uma área estratégica para Portugal, que tem ganho cada vez mais destaque em termos de investimento e retorno para o país. É também uma das áreas de investigação do Atlantic International Research Centre – AIR Centre, cujo protocolo de criação está previsto ser assinado este ano.