European Marine Board abriu concurso para dois Jovens Embaixadores
Tópicos

A FCT é membro do European Marine Board (EMB), um grupo de reflexão pan-europeu que trabalha na interface ciência e política marinhas. O EMB tem em curso um Programa de Jovens Embaixadores, com quatro embaixadores oriundos de organizações membros do EMB e tem a decorrer um concurso para o recrutamento de dois novos Jovens Embaixadores EMB. O prazo para a apresentação de candidaturas termina a 27 de fevereiro de 2022.
O início de funções terá lugar em abril de 2022 e o mandato será de dois anos a terminar na primavera de 2024, após o qual ingressarão no programa Alumni Jovens Embaixadores. Mais informações podem ser encontradas abaixo.
Paralelamente a esta call para Embaixadores, está também aberta uma call para Mentores de Embaixadores. Em caso de disponibilidade ou interesse, deverá ser efetuado um contato com o Secretariado do EMB para mais informações.
Em que consiste o Programa de Jovens Embaixadores do EMB?
Os Jovens Embaixadores da EMB trabalham com o Secretariado do EMB para ajudar a promover as ciências marinhas (naturais e sociais) e temáticas relacionadas com os oceanos, bem como as demais atividades do EMB em particular, entre pares.
Os embaixadores adquirem acesso e conhecimento sobre o cenário europeu ao nível da política das ciências marinhas e dos oceanos, enquanto o EMB obtém informações valiosas e a capacidade de alcançar novos públicos noutros formatos. Para saber mais sobre o programa consulte esta página.
Os embaixadores recebem uma bolsa de 2.000 euros distribuída ao longo dos dois anos do programa e um orçamento adicional de, até 3.000 euros, para cobrir custos relacionados com eventos, viagens e comunicações.
Condições de elegibilidade
- Qualquer estudante de doutoramento (nos primeiros dois anos de doutoramento) ou investigador de pós-doutoramento (com pelo menos dois anos de contrato em vigor). Os Jovens Embaixadores do EMB podem estar oriundos de países dentro ou fora da UE e podem ter experiência em qualquer temática relacionada ao ambiente marinho, incluindo ciências naturais, ciências sociais e humanas, investigação interdisciplinar e/ou comunicação científica. Não é um requisito ser cidadão da UE, no entanto, precisam ter um vínculo (comprovado) com um membro do EMB.
- Para organizações científicas, pode abranger doutorados e pós-doutorados que trabalham ou estão vinculados à sua organização.
- Para Consórcios de universidades, pode abranger doutorados e pós-doutorados a trabalhar em qualquer uma das organizações membros do consórcio ou sob a coordenação do consórcio.
- Para agências/entidades financiadoras de investigação, pode abranger qualquer doutorado ou pós-doutorado que trabalhe para o próprio financiador ou leve a cabo um programa de doutoramento ou pós-doutoramento num tópico relacionado com o meio marinho que a referida entidade/agência financia.
Como a maioria das candidaturas recebidas em anos anteriores foram de investigadores oriundos das ciências naturais, o Secretariado do EMB está particularmente interessado em alcançar as outras áreas acima mencionadas.
O anúncio completo da apresentação de candidaturas e o formulário de candidatura podem ser consultados no site do EMB. Em caso de alguma dúvida ou questão, contatar o EMB em info@marineboard.eu.