Saltar para o conteúdo principal

Falecimento do Engenheiro Armando Trigo de Abreu

Armando Trigo de Abreu

A FCT lamenta o falecimento de Armando Trigo de Abreu, antigo Presidente do Instituto de Cooperação Científica e Tecnológica Internacional, no qual o Departamento das Relações Internacionais e o Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT da FCT têm as suas origens.

Trigo de Abreu foi chefe de gabinete do Ministro da Ciência José Mariano Gago, de 2005 a 2009, e presidente da comissão executiva das Jornadas Nacionais de Investigação Científica e Tecnológica organizadas pela antecessora da FCT, a Junta Nacional de Investigação Científica (JNICT), em 1987 – quando se formalizou o Programa Mobilizador de Ciência e Tecnologia, destinado a apoiar projetos de investigação.

Colaborou também com a JNICT como membro do Painel de Avaliação de Programas de Investigação e Desenvolvimento. Foi assistente de investigação graduado, investigador adjunto e investigador no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), de 1966 a 1986, e membro do Conselho Diretivo daquela instituição de 1978 a 1980. Desempenhou também o cargo de professor auxiliar convidado do ISCTE — Instituto Universitário de Lisboa, a partir de 1986.

Nesta instituição foi igualmente membro da Direção do Centro de Estudos Africanos, entre 1983 e 1984 e depois de 1986 a 1995. Foi ainda Presidente da Direção deste Centro, de 1995 a 1996. Aos familiares e amigos, apresentamos as mais sinceras condolências por esta inestimável perda.

(Imagem: Arquivo de Ciência e Tecnologia da FCT)