Saltar para o conteúdo principal

FCT abre concurso no âmbito do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação

Em 2019, têm início as Comemorações do V Centenário da Circum-navegação Comandada pelo Navegador Português Fernão de Magalhães. As comemorações, que decorrem até 2022, têm como missão “celebrar a primeira circum-navegação de forma participada e aberta assumindo a aposta no conhecimento como desígnio estratégico central, ao serviço do desenvolvimento social e económico do país e da sua afirmação no mundo.”

O plano das celebrações inclui um programa de investigação e inovação nas áreas associadas à circum-navegação. A FCT junta-se por isso às celebrações com o concurso Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no Âmbito das Comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação – 2019.

O concurso pretende estimular a projeção da circum-navegação para o futuro, desenvolvendo novos conhecimentos em diversas áreas temáticas numa perspetiva de multidisciplinaridade científica e contribuindo para agenda de I&D em “Interações Atlânticas” (http://www.atlanticinteractions.org/). Tem como áreas:

1) Observação e conhecimento da Terra: conhecer e monitorizar os oceanos, as massas terrestres, a atmosfera e o espaço próximo; desenvolver e aplicar tecnologias inovadoras, incluindo o desenvolvimento e uso de tecnologias espaciais, para medições sistemáticas; processamento e análise de dados, ciência dos dados e modelação e sistemas de previsão, integrando mudanças climáticas, energia, ciência dos oceanos e da terra, com ênfase nos sistemas que envolvam interações atlânticas.

2) Clima e alterações climáticas: estudo integrado das interações atmosfera, oceano, terra e espaço, e seus efeitos no clima, meteorologia e respetivas dinâmicas; aquisição de dados, análise, processamento e divulgação de dados e desenvolvimento de modelos integrados, designadamente para as regiões atlânticas.

3) Cidades sustentáveis, mobilidade e interações socioculturais: investigação sobre a ciência, o planeamento e a engenharia das cidades e das redes entre cidades, integrando utilização de energia, sistemas de transportes e mobilidade, redes de conectividade e qualidade de vida; multiculturalidade e dinâmicas demográficas, populacionais e socioculturais.

4) Biodiversidade e recursos biológicos: investigação sobre a dinâmica dos recursos biológicos em relação com clima e poluição; ecossistemas e biodiversidade; sistemas para aquisição de dados, monitorização e modelação; aplicação de formas de ciência dos dados para a sustentabilidade de sistemas produtivos, incluindo pescas, agricultura e bioindústrias; sistemas inteligentes para a utilização e valorização de recursos naturais. 

Os projetos devem ter uma perspetiva multidisciplinar e um contexto internacional, facilitando parcerias com peritos e instituições de reconhecido mérito internacional de modo a aprofundar a agenda de I&D em Interações Atlânticas (http://www.atlanticinteractions.org/). Terão uma duração máxima de 36 meses, prorrogáveis por até 12 meses em casos devidamente justificados. 

O limite máximo de financiamento por projeto é de 300 mil euros. A dotação orçamental do concurso é de 2 milhões de euros, podendo a FCT reforça-la se justificável.

Veja o aviso de abertura