Saltar para o conteúdo principal

FCT aprovou a constituição de mais nove CoLABs

A FCT anunciou o resultado do 4º exercício de avaliação do concurso para o reconhecimento e a atribuição do título de Laboratório Colaborativo (CoLAB), no qual foram aprovados mais nove laboratório colaborativos (ver lista). Neste momento, estão aprovados um total de 35 CoLABs, consulte o Documento síntese dos 35 CoLABs aprovados após 4 rondas de avaliação.

 Os novos CoLAB são o Healthy Ageing@LAB, o HyLAB, o AquaValor, o Data CoLAB, o S2AQUAcoLAB, o 4LifeLab, o BioScale, o TRIALS e o KIPT, que reforçam a lista de 26 CoLAB já existentes, através do desenvolvimento de agendas focadas em produtos e serviços inovadores na área do envelhecimento, hidrogénio verde, valorização e transferência de tecnologia da água, serviços de Inovação orientados para os Dados, aquacultura sustentável e inteligente, conhecimento e tecnologia para uma saúde melhor, promoção da translação e descoberta de medicamentos, transferência da Investigação para uma sociedade com liderança avançada e conhecimento para inovar as profissões em turismo.

Os novos CoLAB têm 90 dias, após a decisão de atribuição do título, para se constituírem como associações privadas sem fins lucrativos ou empresas, promovendo a colaboração entre instituições de ciência, tecnologia e ensino superior e o tecido económico e social, designadamente as empresas, o sistema hospitalar e de saúde, as instituições de cultura e as organizações sociais. Os CoLAB visam a criação, direta e indireta, de empregos de alto valor acrescentado em Portugal, através da implementação de agendas de investigação e de inovação orientadas para a criação de valor económico e social.

O concurso de atribuição do título de CoLAB está aberto em permanência. A próxima ronda de avaliação vai considerar as candidaturas apresentadas até 12 de novembro de 2021.