Saltar para o conteúdo principal

FCT atribui 1366 Bolsas de Doutoramento no Concurso de 2019

A FCT divulgou os resultados finais do Concurso para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento 2019 em todas áreas científicas. Foram atribuídas 1.366 bolsas de doutoramento, correspondendo a uma taxa de sucesso de 41% do total de candidatos.

Dos candidatos selecionados, 59% são mulheres e 11% são de nacionalidade estrangeira. Foram atribuídas bolsas a candidatos de 32 países estrangeiros, sendo o maior número de candidatos brasileiros, seguido por italianos.

Os bolseiros irão participar em Programas de Doutoramento em universidades portuguesas ou estrangeiras, distribuídas por mais de 80 instituições conferentes de grau. Do total das bolsas concedidas, 77% referem-se a planos de trabalho integralmente realizados em Portugal, 18% são bolsas mistas com planos de trabalho a realizar parcialmente no estrangeiro, e 5% referem-se a planos de trabalho integralmente realizados no estrangeiro.

As candidaturas foram analisadas por 36 painéis científicos, com três critérios de avaliação: i) mérito do candidato: ii) mérito do plano de trabalho; e iii) mérito das condições de acolhimento. Nesta avaliação participaram 365 peritos nacionais da comunidade científica e académica, dos quais 53% mulheres e com afiliação a mais de 20 instituições.

A FCT irá agora contratualizar as bolsas com data de início entre 1 de setembro de 2019 e 1 de agosto de 2020. Os pagamentos serão iniciados em dezembro e os estudantes que já tiverem iniciado o seu plano de trabalhos receberão as respetivas bolsas com pagamentos retroativos.

Em 2019, a FCT estima contratualizar 1.600 bolsas de doutoramento, incluindo as bolsas deste concurso e as bolsas atribuídas no âmbito dos concursos dos programas de doutoramento, o que corresponde a um aumento de 16% em relação a 2018.

O próximo Concurso para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento em todas as áreas científicas será anunciado no final de 2019. Tal como nos últimos três concursos, o período de candidatura irá decorrer durante o primeiro trimestre de 2020, de forma a que os resultados estejam disponíveis até ao verão.

Ver distribuição das bolsas por painéis científicos do concurso e anexo com mais informações.