Saltar para o conteúdo principal

FCT atribui 1450 novas Bolsas de Investigação para Doutoramento

A FCT divulgou hoje os resultados provisórios do Concurso para a atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2021. O concurso irá atribuir 1450 bolsas, tendo recebido 3381 candidaturas. A taxa de aprovação foi de 49% do total das candidaturas elegíveis para financiamento (com classificação igual ou superior a 3,000 valores). O investimento total deste concurso ascende a 109 milhões de euros.

O processo de avaliação das candidaturas no concurso deste ano envolveu a participação de 403 avaliadores, distribuídos por 36 painéis de avaliação, que analisaram e classificaram as candidaturas e procederam à sua seriação no painel.

O número de bolsas a atribuir em cada painel foi fixado por deliberação do Conselho Diretivo da FCT tendo por base a metodologia seguida nos últimos três concursos anuais, considerada a procura registada para cada área bem como as orientações de política científica para Portugal no contexto europeu constantes do Relatório Higher Education, Research and Innovation in Portugal – Perspectives for 2030.

A análise aos resultados provisórios do concurso de 2021 mostra que as mulheres representaram 56,9% dos candidatos que atingiram prioridade de financiamento e os homens 43,1%.

As bolsas a realizar integralmente em Portugal correspondem a 80,7% do total, 16,8% das bolsas serão mistas (parte em Portugal e parte no estrangeiro) e 2,5% serão realizadas integralmente no estrangeiro. Dos candidatos selecionados, 78,5% têm nacionalidade portuguesa. No total, estão propostos para financiamento candidatos de 43 países, destacando-se nos candidatos estrangeiros, os de nacionalidade brasileira (143 bolsas), italiana (37 bolsas), iraniana (24 bolsas), espanhola (15 bolsas) e indiana (9 bolsas).

As Bolsas de Investigação para Doutoramento da FCT são bolsas de mérito atribuídas em todas as áreas científicas e destinam-se ao desenvolvimento de planos de trabalho de investigação para a obtenção do grau académico de doutor, através de programas de doutoramento em universidades portuguesas ou estrangeiras. A seleção dos candidatos tem em conta o mérito do candidato, o mérito do plano de trabalhos e o mérito da instituição de acolhimento e orientadores.

Os resultados provisórios deste concurso foram comunicados a todos os candidatos, que passam a ter acesso aos comentários que justificam a classificação atribuída à sua candidatura pelo painel de avaliação. Em caso de não concordância com a proposta de decisão, os candidatos podem apresentar argumentos em sede de audiência prévia de interessados que serão analisados pelo painel de avaliação.

Os resultados finais do concurso serão divulgados pela FCT durante o mês de outubro de 2021, garantindo-se a divulgação num prazo inferior ao legalmente previsto. O processo de contratualização das bolsas iniciar-se-á a partir da data da comunicação dos resultados finais.

As bolsas aprovadas terão início no dia um do mês a indicar pelo candidato em sede de contratualização, entre 1 de setembro 2021 e 1 de agosto 2022. Quando aplicável, haverá lugar ao pagamento retroativo das bolsas.

Este processo de avaliação teve uma duração de 4 meses (83 dias úteis) entre o fim das candidaturas e a comunicação de resultados provisórios. Estas 1450 novas bolsas de doutoramento acrescem às 6788 bolsas que se encontram atualmente em execução e financiadas pela FCT.

O concurso de bolsas de investigação para doutoramento tem uma periodicidade anual e integra o conjunto dos grandes concursos estruturantes da FCT, cuja calendarização está estabelecida até 2022 e publicada no site.