Saltar para o conteúdo principal

FCT director wins CIO of the Year award

(available only in Portuguese)

A responsável pelo Departamento da Sociedade da Informação, Ana Neves, foi distinguida pela CIONET – a maior comunidade de executivos de Tecnologia da Informação da Europa – como Líder Digital Europeu do Ano. Para o prémio, que premeia o trabalho realizado pelos CIO para atingir os objetivos das suas instituições, estavam indicados 23 nomes de 8 países.

O Departamento da Sociedade da Informação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia foi criado em 2012, aquando da fusão entre a FCT e a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento. Apoia a implementação do INCoDe 2030 – uma ação integrada de política pública dedicada ao reforço de competências digitais, coordena o Centro Internet Segura, responsável pela linha Alerta e a linha Internet Segura, gere a Unidade Acesso, que tem como objetivo potenciar a acessibilidade digital para todos, e apoia as políticas de implementação do Acesso Aberto na Ciência, com o objetivo de que o conhecimento financiado por todos seja em benefício de todos.

Ana Neves é a segunda portuguesa a ser distinguida em 8 edições do prémio CIO of The Year. Nuno Miller, antigo CIO da Farfetch, foi o primeiro a trazer o galardão para Portugal, em 2014. Em 2018, foram também distinguidos Stefan Würtemberger, Diretor Digital da RENZ GmbH, na Alemanha, na categoria Inovador Digital Europeu do Ano; Jaime Sanz García, Diretor de Informática dos Correos, Espanha, na categoria CIO Europeu do Ano, Setor Público; Emiliano Sorrenti, Diretor de Informações dos Aeroporti di Roma, Itália, na categoria CIO Europeu do Ano, Responsabilidade Regional; e Bouke Hoving, VP Executivo de Redes e TI, KPN, Holanda, na categoria CIO Europeu do Ano, Responsabilidade Global.