Saltar para o conteúdo principal

FCT na Futurália sob o lema “Fazer Investigação é a Tua Cena?”

A Futuralia é a maior Feira de Educação e Formação de âmbito nacional, este ano realizou-se de 16 a 19 de Março na FIL-Feira Internacional de Lisboa, e a FCT esteve representada pela primeira vez neste evento a convite do PO CH-Programa Operacional Capital Humano.

A participação da FCT, sob o lema “Fazer Investigação é a Tua Cena?”, foi assegurada por investigadores e programas de doutoramento, que representam o apoio dado pela FCT à Formação Avançada – doutoramentos e pós-doutoramentos -, através de bolsas e do financiamento de programas de doutorais, ambos com cofinanciamento do PO CH.

Futuralia 4

A temática da Empregabilidade Digital também foi dinamizada pela FCT, através da participação de parceiros da CPED (Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital), nomeadamente a ANPRI (Associação Nacional dos Professores de Informática), o CDI Portugal, a Academia de Código e o Instituto Politécnico de Santarém. Estes parceiros da coligação coordenada pela FCT divulgaram as oportunidades que a área das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) representa para o desenvolvimento de carreiras no futuro, bem como para o crescimento da economia digital nacional.

A presença da FCT na Futurália teve como objetivos: esclarecer os alunos sobre os percursos académicos que levam a um doutoramento, nomeadamente que cursos, em Portugal ou fora, como identificar orientador e o projeto, ou obter financiamento; ilustrar as múltiplas oportunidades de carreira para Doutorados: investigação, indústria, empreendedorismo, gestão de ciência ou consultoria; e divulgar o potencial e as oportunidades da formação em TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) para o 1º emprego e/ou para a requalificação.

Futuralia 3

Mais de três dezenas de alunos de doutoramento e pós-doutoramento se voluntariaram para colaborar nesta iniciativa com a FCT, servindo como porta-vozes e partilhando testemunhos e experiências sobre o seu percurso académico, profissional e mesmo pessoal, com os alunos, professores e pais que visitaram a Futurália.

A presença da FCT também contou com a colaboração do projeto Games for Media and Information Literacy do Programa UT-Austin Portugal e de vários programas doutorais, que tiveram a oportunidade de promover um primeiro contacto com alunos de secundário, antes do seu ingresso no ensino superior. Estiveram representados os seguintes programas:

RaBBiT- Radiation Biology and Biophysics Doctoral Training Programme;

Programa de Doutoramento em Alterações Climática e Políticas de Desenvolvimento Sustentável;

Programa de Doutoramento em Migrações;

Programa de Doutoramento em Arte e Design;

IGC PhD Programme Integrative Biology and Biomedicine – IBB;

Programa de Doutoramento em Biologia Experimental e Biomedicina;

Programa de Doutoramento em Ciência e Engenharia de Materiais;

Programa de Doutoramento em Nanotecnologias e Nanociências;

Programa de Doutoramento em Materiais e Processamento Avançados – AdvaMTech;

Programa de Doutoramento em Psicologia;

Programa de Doutoramento HERITAS – Estudos de Património;

Programas de Doutoramento do MIT Portugal;

Programa de Doutoramento AIM-Advanced Integrated Microsystems.

(Mais imagens disponíveis em #fctnafuturalia no Instagram)