Saltar para o conteúdo principal

FCT participa na discussão pública sobre o SCTN

Ao longo desta semana, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia participa nas sessões promovidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que iniciam uma discussão pública com a comunidade científica sobre o futuro do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) e a sua articulação com o Ensino Superior. Esta discussão surge na sequência da apresentação da proposta de Orçamento de Estado para 2017 na Assembleia da República.

Um dos objetivos desta discussão é lançar as bases para a avaliação das unidades de investigação, a promover pela FCT em 2017. O Programa de Estímulo ao Emprego Científico e Tecnológico, também posto à discussão, surge como uma peça chave na modernização do STCN, abrindo portas à renovação da comunidade científica através da integração de jovens investigadores nas instituições. A existência de um novo regime legal que torna os contratos de trabalho na situação normal para as atividades de investigadores doutorados é um dos mecanismos disponíveis para este objetivo (ver lista de perguntas frequentes sobre este tema aqui).

As primeiras sessões de discussão pública decorrem durante esta semana, com a participação dos Laboratórios Associados, do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e do Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos (CCISP). Estão previstas também reuniões com as Escolas Superiores não integradas e com as Associações de Estudantes. O MCTES disponibilizou no Portal do Governo dois documentos de apoio, sobre a organização do SCTN e do Ensino Superior e a implementação do programa de Estímulo ao Emprego Científico. Conheça as propostas e dê a sua opinião.