Saltar para o conteúdo principal

FCT participa na edição 2017 da Noite Europeia dos Investigadores

Portugal já está preparado para receber, dia 29 de setembro, mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI), uma iniciativa que decorre em várias cidades europeias desde 2005.

A FCT integra a iniciativa com a recolha de testemunhos de quem participou e fez parte da história da Ciência em Portugal nos últimos 50 anos e de quem irá fazer parte do seu futuro, para o projeto “História e Memória da Ciência, Tecnologia e Inovação em Portugal”, do Arquivo de Ciência e Tecnologia da FCT. Para tal, vão estar montados dois estúdios em Lisboa, um no Museu Nacional de História Natural e da Ciência e outro no Pavilhão do Conhecimento.

A FCT estará também presente em dois European Corners, em Lisboa e no Porto, onde serão apresentadas oportunidades no âmbito do programa Horizonte 2020, incluindo informações sobre candidaturas a Ações Marie Sklodowska-Curie e a bolsas do European Research Council.

A Noite Europeia dos Investigadores é promovida pela Comissão Europeia no âmbito das Ações Marie Sklodowska-Curie, com o objetivo de celebrar a Ciência e de aproximar investigadores e cidadãos. É também um excelente momento para dar a conhecer o trabalho e investigações desenvolvidos por investigadores portugueses, para proporcionar experiências em várias áreas do conhecimento a todos os cidadãos e com isso alcançar uma comunicação mais eficiente entre os centros de investigação e a sociedade civil.

De Norte a Sul do país, são várias as atividades promovidas pelos três consórcios que asseguram o projeto, nomeadamente o FORESIGHT – Foreseeing Opportunities, Risks, Environmental and Security Issues for the next Generation: Highlighting Trends for 2030, que tem o apoio da Rede Nacional dos Centros Ciência Viva no terreno; o SCILIFE – Science in everyday life que divide a sua programação entre as regiões de Lisboa, Porto e Braga; e o Ciência à Moda do Norte, que organiza as atividades no Centro de Desportos e Congressos em Matosinhos.

Os diferentes programas oferecem várias atividades como experiências e demonstrações científicas, workshops, conferências, oficinas práticas, jogos e quizzes, exposições, conversas informais, debates e animação na rua.