Saltar para o conteúdo principal

FCT promove sessão “Incêndios Rurais: Melhor gestão baseada em evidência científica”

A FCT, em conjunto com o ForestWISE – Laboratório Colaborativo para Gestão Integrada da Floresta e do Fogo e a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), vai organizar uma sessão sobre “Incêndios Rurais: Melhor gestão baseada em evidência científica” (programa) no próximo dia 27 de novembro, das 9h30 às 18h00, no Auditório do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em Algés. No evento serão apresentados e discutidos os projetos apoiados pela FCT no âmbito do Concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no Âmbito da Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.

O concurso conta já com duas edições finalizadas, tendo financiado 37 projetos de investigação em várias áreas científicas, num montante global de 10 milhões de euros. A abertura deste concurso, que terá ainda uma terceira edição, foi determinada pela Resolução n.º 159/2017 do Conselho de Ministros, que, entre um conjunto vasto de medidas para melhorar a prevenção e o combate aos fogos rurais, incluiu a criação de um programa mobilizador de Investigação e Desenvolvimento orientado para esses fins. A necessidade de promover a investigação científica e a inovação nesta área foi uma necessidade identificada pela Comissão Técnica Independente criada pela Assembleia da República para analisar os incêndios ocorridos em junho de 2017.

Pretende-se com este evento dinamizar a interação entre os investigadores que, nas diferentes áreas científicas, trabalham na temática da prevenção e combate aos incêndios rurais, procurando o estabelecimento de redes de cooperação científica, a promoção de multidisciplinariedade e a identificação de lacunas de conhecimento. O objetivo é contribuir para conceber e implementar formas de governo e gestão de risco dos incêndios rurais que tenham por base o conhecimento científico.

A iniciativa é aberta a toda a comunidade científica e a todos os interessados, sendo a participação gratuita mediante inscrição prévia. A FCT produziu uma brochura com os Projetos de IC&DT no âmbito da Prevenção e Combate de Incêndios Florestais, dos concursos de 2017 e 2018, que pode ser consultada aqui.

Programa e Inscrições.