Saltar para o conteúdo principal

FCT prorroga por mais um mês todos os contratos de bolsa que financia diretamente

O Conselho Diretivo da FCT decidiu renovar a prorrogação automática, por mais um mês, das bolsas que financia diretamente e que se encontravam em execução a 13 de março. Esta resolução tem por base a recente decisão do Governo em manter o encerramento das instituições de Ensino Superior e das atividades económicas não essenciais.

No passado dia 13 de março, no seguimento das primeiras medidas excecionais de confinamento determinadas pelo Governo, a FCT tinha deliberado a prorrogação automática de todas as bolsas diretamente financiadas pela instituição pelo período de um mês (ver notícia), comprometendo-se a avaliar novamente a situação após 9 de abril. A decisão foi no sentido de revalidar esta medida por mais um mês, como resposta aos constrangimentos que a pandemia de Covid-19 tem provocado no trabalho regular da comunidade científica, como em todos os setores da sociedade.

Esta medida representa um investimento adicional total no valor de 12 milhões de euros, para os dois meses prorrogados até ao momento, e abrange cerca de 5 mil bolsas. Inserem-se num conjunto de iniciativas que a FCT tem tomado para apoiar a comunidade científica nesta fase excecional (ver site). Além de procurar colmatar os constrangimentos atuais provocados pela Covid-19, a FCT também abriu novas linhas de financiamento que têm como objetivo estimular e potenciar o desenvolvimento de projetos e iniciativas de I&D, que não só respondam às necessidades imediatas de resposta a esta atual pandemia, mas que também possam ajudar a prevenir e preparar respostas a pandemias que possam surgir no futuro.