Saltar para o conteúdo principal

Galaxy Zoo disponível em português

O Galaxy Zoo é um projeto internacional na área da Astronomia, que disponibiliza fotografias de milhões de galáxias tiradas pelos maiores telescópios do mundo, numa plataforma online. Os visitantes podem participar no projeto identificando a forma da galáxia representada na imagem, de acordo com as categorias apresentadas pelo site. Com início em 2007, o projeto vai já na sua quarta edição e permitiu classificar mais de 1.5 milhões de galáxias. 

A plataforma em português está disponível desde o início de abril e a sua tradução e adaptação foi realizada pelo Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa. Permite assim a mais de 250 milhões de pessoas de países de língua portuguesa, contribuir para a investigação sobre a evolução do Universo em português sem barreiras linguísticas, promovendo ainda a acessibilidade a conteúdos científicos em português. 

Em nota de imprensa, João Retrê, diretor do Gabinete de Mediação Científica do CAAUL e coordenador da tradução e adaptação do Galaxy Zoo para português, sublinhou a importância da participação do público no tratamento de dados desta dimensão. “Frequentemente são usados computadores para auxiliar neste processo, mas o cérebro humano continua a ser mais eficiente a identificar e distinguir padrões. O envolvimento de um grande número de voluntários nesta tarefa diminui enormemente a duração da mesma, produz resultados mais precisos, e permite ainda que no processo aprendam mais acerca do Universo”

Do ponto de vista científico, o Galaxy Zoo salienta que a forma de uma galáxia permite saber muito sobre a sua história. A informação classificada neste projeto já serviu de base a dezenas de artigos de Astronomia, apoiando a comunidade científica internacional na criação de novo conhecimento.