Saltar para o conteúdo principal

Homologado Regulamento para a atribuição dos títulos de Laboratório Colaborativo

Foi homologado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior o Regulamento de Atribuição do título de Laboratório Colaborativo (CoLAB). O regulamento entrará em vigor após a sua publicação em Diário da República, e a primeira fase do concurso, para o reconhecimento e a atribuição do título de Laboratório Colaborativo, terá início ainda durante o mês de setembro.

Os Laboratórios Colaborativos deverão constituir-se como associações privadas sem fins lucrativos ou empresas, constituídas por empresas, unidades de investigação, laboratórios associados, instituições de ensino superior, centros de interface tecnológica e outras instituições intermédias, centros tecnológicos, associações empresariais e outros parceiros relevantes do tecido produtivo, social ou cultural, nacionais ou internacionais, como instituições científicas, laboratórios do Estado, autarquias e instituições associadas a organizações locais, unidades hospitalares e de prestação de cuidados de saúde, museus, arquivos, ou instituições sociais. Têm como objetivo principal criar, direta e indiretamente, emprego qualificado e emprego científico em Portugal através da implementação de agendas de investigação e de inovação orientadas para a criação de valor económico e social.

Os CoLAB devem responder ao desafio da densificação do território nacional em termos de atividades baseadas em conhecimento, através de uma crescente consolidação de formas de colaboração entre instituições de ciência, tecnologia e ensino superior e o tecido económico e social, designadamente as empresas, o sistema hospitalar e de saúde, as instituições de cultura e as organizações sociais.

Os documentos de apoio às candidaturas serão divulgados no site da FCT após a publicação do regulamento em Diário da República.