Saltar para o conteúdo principal

Graphene e Human Brain Project selecionados como tecnologias do futuro pela Comissão Europeia

Universidades, centros de investigação e cientistas portugueses fazem parte das equipas vencedoras do concurso Future and Emerging Technologies da Comissão Europeia, para projetos ambiciosos e de alto-risco. A Fundação Champalimaud é parceiro no Human Brain Project, e o projeto Graphene conta com o envolvimento de grupos de investigação de seis universidades (Aveiro, Minho, Porto e a Universidade Técnica de Lisboa) e centros de investigação nacionais (Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e o Instituto das Telecomunicações).

O projeto Graphene irá investigar as propriedades únicas do grafeno, um material revolucionário à base de carbono, e a sua aplicação em, por exemplo, novos modelos computacionais e aplicações médicas inovadoras, como retinas artificiais.

O Human Brain Project propõe criar o modelo do cérebro humano mais detalhado de sempre, permitindo avanços significativos na compreensão do funcionamento deste órgão e de doenças associadas, e ainda reproduzir a capacidade computacional do cérebro em novos sistemas artificiais.

Os dois projetos vencedores irão receber 1 000 milhões de euros cada, ao longo de 10 anos, para desenvolver investigação de topo a nível mundial, no cruzamento entre ciência e tecnologia.

A participação de centros e investigadores portugueses é reflexo direto da competitividade internacional da ciência feita em Portugal. A FCT felicita todos os membros dos projetos selecionados, em particular aqueles que trabalham em Portugal, e espera poder trabalhar com as equipas de modo a realizar os importantes impactos científicos e sociais que os projetos permitem antever.