Saltar para o conteúdo principal

“ICT for development” community meets in Geneva

(Full text available only in Portuguese)

A FCT e a tutela participaram na edição de 2016 do WSIS – World Summit on Information Society, a decorrer até dia 6 de maio em Genebra, na Suíça. Nesta plataforma global reúnem-se, anualmente, os stakeholders – governos, setor privado, comunidades técnica e académica, sociedade civil e organizações internacionais – para a partilha de boas práticas e a discussão de políticas relacionadas com as tecnologias de informação e comunicação, economia e sociedade digitais. Na agenda está a discussão para a implementação das linhas de ação da Cimeira Mundial para a Sociedade da Informação, da ONU, em prol do desenvolvimento sustentável das nações.

A posição de Portugal no contexto internacional da Sociedade da Informação foi apresentada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, durante a sessão política de Alto Nível, realizada no dia 3 de maio, dedicada aos temas Sociedades do Conhecimento, Construção de Capacidades e Aprendizagem Digital.

O Ministro reafirmou que Portugal está empenhado em reforçar o investimento em ciência, em apostar na formação e no desenvolvimento de competências digitais do seu capital humano e em reforçar a cooperação académica internacional.

mheitor

Para além das Sessões Politicas de Alto Nível, a Agenda incluiu um conjunto de workshops temáticas que se debruçaram sobre a capacitação e competências digitais, a proteção das crianças em linha, a igualdade de género, a inovação local, as TIC e o desenvolvimento sustentável, a fragmentação e a segurança da Internet, entre outros.

A organização do Fórum Mundial da Sociedade de Informação 2016 (WSIS 2016, na sigla em inglês) é da responsabilidade da União Internacional de Telecomunicações (UIT), a Organização da ONU sobre a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Créditos das imagens: ©ITU/I.Wood