Saltar para o conteúdo principal

Inauguração do MACC – Minho Advanced Computing Centre

O primeiro supercomputador a operar em Portugal é inaugurado no próximo dia 5 de julho, sexta-feira, pelas 12h00, em Riba d’Ave, no Minho, e que irá permitir o arranque das atividades do Minho Advanced Computing Centre (MACC) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e nomeadamente o aumento da capacidade nacional de computação em cerca de 10 vezes.

ciencia

A entrada em funcionamento deste supercomputador, no âmbito da Iniciativa Nacional Competências Digitais – INCoDE.2030 e no contexto da Estratégia Nacional de Computação Avançada, vem impulsionar a atual participação de Portugal nas diferentes redes e consórcios europeus envolvidos na utilização e no desenvolvimento da computação. Contribuirá também para o reforço da “Rede Ibérica de Computação Avançada – RICA” e para o arranque da participação nacional na iniciativa Europeia “EuroHPC – European High performance Computing”.

 

 

O MACC está instalado no datacentre da REN e é gerido de forma segregada pela REN, NOS e EDP. Os sistemas já estão instalados na área operada pela NOS, e pretende-se que seja alimentado maioritariamente por fontes de energia renováveis fornecidas pela EDP, designadamente energia eólica e hidroelétrica. O supercomputador do MACC tem uma capacidade de memória de 266TBytes, 1PByte de armazenamento e 1 PFlop de performance de cálculo, e foi instalado durante os últimos meses, no âmbito da renovação da parceria entre a FCT e a Universidade do Texas em Austin (através do Texas Advanced Computing Centre, TACC). Inclui ainda um total de 800 nós de computação (interligação entre os sistemas), designados por “BOB”.

No dia 12 de junho, a Comissão Europeia aprovou a instalação no MACC de um segundo computador de nível “petascale”, no âmbito da iniciativa Europeia “EuroHPC”, capaz de executar 10 PFlops, ou seja 10 mil biliões de operações por segundo. Este computador, de nome “Deucalion”, será instalado até ao final de 2020, reforçando o atual BOB e alargando o leque de atividades a disponibilizar pelo MACC. Adicionalmente, Portugal participa também noutra proposta aprovada pela Comissão Europeia para instalar um supercomputador, do tipo “pre-exascale”, no Barcelona Supercomputing Center – Centro Nacional de Supercomputación. Estas máquinas serão capazes de executar mais de 175 PFlops, ou seja 175 mil biliões de cálculos por segundo, passando a estar incluídas entre os 5 supercomputadores mais potentes a nível mundial.

Durante a inauguração terão lugar as assinaturas de dois protocolos de colaboração com a FCT, designadamente: um com a REN e a NOS, para a operação e utilização do supercomputador BOB, no âmbito do qual a FCT vai abrir concursos para apoiar anualmente novos projetos de I&D num total de 2 milhões de euros; e um outro com a REN, a NOS e a EDP, que visa a promoção da utilização da computação avançada em áreas de aplicação com interesse e retorno direto para a economia.

A instalação do MACC irá trazer novas oportunidades para Portugal, quer para grupos de investigação dedicados à supercomputação, quer para um crescente grupo de áreas de investigação e trabalho com necessidades de processamento digital de informação, como a medicina, a terra e o espaço, a física e a mobilidade. O aumento da capacidade de computação disponível permitirá um acesso mais fácil a toda a comunidade do sistema científico e tecnológico nacional, para a realização de trabalhos no domínio do cálculo intensivo, da ciência de dados e da inteligência artificial. No tecido empresarial, contribuirá para o aumento da capacidade de conceção, otimização e validação de novos produtos e serviços, criando valor acrescentado para a economia Portuguesa. 

Consulte o programa do evento.