Saltar para o conteúdo principal

Iniciativa I do Movimento Código Portugal decorre até 11 de dezembro

Até 11 de dezembro, o Movimento Código Portugal – uma campanha nacional para consciencializar o país para a importância da literacia digital e da computação, que apresenta o código como condição de cidadania do futuro e enquanto mecanismo de democratização e inclusão para o Conhecimento – realiza a sua Iniciativa I. Durante esses dias, alunos do ensino básico vão construir pequenos programas de computador através da combinação de blocos gráficos de código numa sequência de problemas simples, acedendo a uma plataforma que estará disponível no site do Movimento.

A iniciativa # 1 do está alinhada com a “Computer Science Education Week” e com o evento à escala global “A Hora do Código”, com o objetivo de potenciar o envolvimento da comunidade nacional para um desafio que atinge já dezenas de milhões de alunos em mais de 180 países. Os resultados da participação das escolas podem ser acompanhados em direto em http://codingfest.org/codemove/vis/. Estão também a ser organizadas atividades por todo o país, propostas pelas instituições aderentes, escolas, instituições de ensino superior, instituições de investigação e outras.

O encerramento iniciativa  #1 decorre no dia 11 de dezembro no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, com uma série de oficinas abertas. Crianças, jovens e adultos terão oportunidade de aprender a programar e partilhar os resultados dos seus projetos em colaboração com especialistas de instituições científicas nas áreas da informática, programação e robótica. Estarão presentes diversos membros do governo, incluindo o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo. O programa está disponível na página do Movimento.

O Movimento Código Portugal é promovido pelo Governo através das áreas da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Educação, da Economia e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e conta com o apoio da FCT e de várias instituições como a Google, a Microsoft, a Cisco, a IBM, a Altran, a APDC, a Critical Software, a PNMF, a PT, o IST e a ANPRI. A Iniciativa I é promovida em parceria com a Ciência Viva, a Direcção-Geral De Educação, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.