Saltar para o conteúdo principal

Investigador FCT vence “Eurotherm Young Scientist Prize and Awards”

A tese de doutoramento “Modelling and optimisation of porous volumetric receivers in point-focus solar concentration systems” do investigador Germilly Barreto, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através de uma bolsa de investigação, venceu o “Eurotherm Young Scientist Prize and Awards”.

Germilly Barreto é natural de Cabo Verde e investigador no Instituto de Ciências da Terra e da Cátedra de Energias Renováveis, da Universidade de Évora (CER-UÉ). Completou o seu doutoramento em março de 2020 e esta foi a primeira vez que uma tese de doutoramento desenvolvida numa universidade portuguesa venceu este prémio internacional.

O prémio distinguiu a originalidade, o nível científico, a relevância dos resultados para as ciências térmicas e transferência de calor, a adequação da modelação numérica e os métodos experimentais utilizados no seu trabalho de investigação na área de transferência de calor e energia. O trabalho desenvolvido consistiu na modelação e otimização de recetores solares volúmicos constituídos por esponjas cerâmicas SiC em sistemas de concentração de foco pontual, incluindo o desenvolvimento e aplicação de modelos tridimensionais de absorção de radiação solar, escoamento de fluido e de transferência de calor no recetor, assim como a determinação experimental das propriedades radiativas do meio poroso.

Os premiados vão ser apresentados na 8.ª conferência European Thermal Sciences, que se encontra a decorrer em Lisboa até 23 de setembro de 2021. Os prémios são atribuídos de quatro em quarto anos pelo comité da Eurotherm, e consistem num prémio EUROTHERM e dois EUROTHERM Awards para Jovens Cientistas que tenham terminado o Doutoramento na área da Transferência de Calor e ciências térmicas.

Foto: Universidade de Évora