Saltar para o conteúdo principal

Investigador português distinguido pela Sociedade Italiana de Fratura e Integridade Estrutural

José António Correia, Investigador do Instituto de I&D em Estruturas e Construção (CONSTRUCT) da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e financiado pela FCT, recebeu a Medalha Manson-Coffin IGF 2021, uma distinção da Sociedade Italiana de Fratura e Integridade Estrutural (IGF), que é atribuída desde 2019.

O galardão reconhece as contribuições do investigador na área da fadiga de materiais e estruturas de engenharia. O prémio foi atribuído no decorrer da 26th International Conference on Fracture and Structural Integrity, em Turim, e reconhece o trabalho de docentes e investigadores na formalização, implementação e validação de novas teorias e metodologias concebidas para modelar fenómenos relacionados com fadiga de materiais e estruturas de engenharia. Distingue também as investigações focadas no desenvolvimento de modelos fenomenológicos que permitam executar múltiplas variáveis de dano, para todos os regimes de fadiga de materiais.

O investigador português foi também considerado uma das personalidades académicas com maior destaque no período de 2015-2019 em várias subáreas científicas da fadiga, nomeadamente: curvas S-N, modelos de fadiga, dano acumulado, pontes metálicas e ligações rebitadas. Foi promovido a Co-Presidente do Comité Técnico TC3 – Fadiga de Materiais e Estruturas de Engenharia da Sociedade Europeia de Integridade Estrutural (ESIS); e acumula a sua atividade de investigação no CONSTRUCT e no Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI). Leciona também na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e no Departamento de Estruturas da Faculdade de Engenharia Civil e Geociências da Universidade Técnica de Delft (Holanda). Ao longo da sua carreira tem vindo a desempenhar diferentes cargos em publicações de renome nesta área como no International Journal of Fatigue, na revista Smart Infrastructure and Construction, na Structural Integrity – Series (Springer), na revista Modelling MDPI e revista International Journal of Ocean Systems Management (InderScience).

Foto: Universidade do Porto