Saltar para o conteúdo principal

Jornadas de Computação Científica 2021 decorrem esta semana

A edição de 2021 das Jornadas de Computação Científica realiza-se de 19 a 21 de outubro no Politécnico de Leiria (Campus 2 – Escola Superior de Tecnologia e Gestão). Este evento é promovido pela Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e consiste no encontro anual das diversas comunidades de gestores e utilizadores das plataformas avançadas de comunicação, computação e de serviços TI.

Ao longo de três dias, o objetivo é criar espaços para a partilha de conhecimento e promover a discussão sobre as possibilidades emergentes dos serviços digitais e de computação científica. O evento destina-se a todos os responsáveis pelos serviços de informática, biblioteca, documentação e/ou arquivo das instituições do ensino superior, além dos decisores e dirigentes institucionais com estes pelouros e responsáveis pela execução de ciência e investigação nacional.

O programa conta com mais de 30 oradores e esperam-se cerca de 400 participantes no encontro, que certamente contribuirá para promover a discussão coletiva e a partilha de conhecimento sobre todas as áreas de atuação da FCCN, que vão desde a conectividade, computação, colaboração, conhecimento à segurança.

Este ano destacamos do programa a sessão Zapping, onde os conferencistas podem ficar a conhecer alguns dos serviços da FCCN numa única sessão e a sessão especial do Politécnico de Leiria intitulada “Conhecimento ao Serviço da Sociedade”. Como keynotes speakers o encontro conta com a participação de Joaquim Menezes, fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo IBEROMOLDES, Annarella Sanchez, diretora da conceituada escola de dança Annarella – Academy of Dance Ballet e (Cuban School of Ballet), e João Curado Silva, responsável da AMA (Agência para a Modernização Administrativa) pela componente de Data Science em projetos da Administração Pública. Haverá também momentos culturais, entre eles a performance da bailarina Inesa Markava, no âmbito do projeto “Biblioteca Imaginária”, a ter lugar no átrio da biblioteca José Saramago.

O encontro conta com o apoio de cerca de 20 patrocinadores e parcerias, entre os quais várias empresas de relevo na indústria das tecnologias de informação.

Mais informações no site das Jornadas de Computação Científica 2021.