Saltar para o conteúdo principal

Manifestação de interesse para a aquisição gratuita do sistema modular de laboratório de ciências de superfícies

Woman working wearing a protective suit

Foi lançado um convite à manifestação de interesse para a criação de uma lista restrita de candidatos à aquisição do sistema modular de laboratório de ciências de superfícies (SSLS) – referência JRC/KRU/2023/CEI/3071, situado no Instituto de Karlsruhe do Centro Comum de Investigação (JRC), cujos componentes foram adquiridos, montados e otimizados nos últimos 10 anos.

O SSLS tem uma produtividade elevada e é usado em vários campos de investigação avançada, como a produção de hidrogénio, corrosão, catálise, segurança de combustíveis nucleares e, em geral, na química e física de actinídeos em estado sólido.

Contudo, devido à limitação de recursos humanos, não é possível continuar a operar este equipamento de forma otimizada no instituto de Karlsruhe, o que abre a oportunidade para a sua concessão gratuita a outra instituição de investigação ou universidade sediada num Estado-Membro da UE e que tenha capacidade para garantir a sua operacionalidade, bem como a continuidade do acesso por parte do JRC e dos Estados-Membros, ao abrigo do quadro para o acesso aberto às infraestruturas de investigação do JRC.

O prazo para a submissão de candidaturas foi alargado até ao dia 31 de maio de 2024 (16h00 CET). Estão disponíveis documentos com uma breve descrição do sistema e um guia com os requisitos e procedimentos necessários à preparação da candidatura.

A FCT é responsável pela disseminação das notícias e oportunidades relacionadas com o JRC.