Saltar para o conteúdo principal

“Mar Profundo” é o primeiro laboratório marinho totalmente construído em Portugal

O navio “Mar Profundo”, a primeira embarcação totalmente fabricada em Portugal para apoiar a investigação multidisciplinar no mar, soltou as amarras e foi lançado ao mar no passado dia 21 de abril.

O lançamento foi feito nas instalações da NAUTIBER – Estaleiros Navais do Guadiana Lda., em Vila Real de Santo António, onde a embarcação foi concebida de raiz. Este navio permitirá o acesso rápido ao mar profundo e vai dar apoio ao teste e validação de tecnologias inovadoras, para uso marítimo, reduzindo os custos tradicionais deste tipo de missões. 

O “Mar Profundo” é um dos equipamentos da TEC4SEA, infraestrutura de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), incluída no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE), que consiste numa plataforma pioneira a nível europeu vocacionada para a investigação, desenvolvimento, testes e validação de tecnologias para potenciar a Economia do Mar, e que atua principalmente nas áreas da testagem de robótica (veículos autónomos e não autónomos), comunicações e sensorização avançada.

Este laboratório marítimo representa um investimento de 869 mil euros. A sua construção foi financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional do Norte, e pela FCT, através de fundos nacionais.