Saltar para o conteúdo principal

“Marca a diferença: Unidos por uma Internet Melhor!” – Dia da Internet mais Segura assinalado com Seminário em Lisboa

Na próxima terça-feira, dia 7 de fevereiro, comemora-se o Dia da Internet Mais Segura (SID –Safer Internet Day, em inglês). Portugal assinala a efeméride europeia com um Seminário aberto ao público, das 9h30 às 13h00, no Fórum Picoas, em Lisboa.

O programa do Seminário divide-se em três momentos. Internet Melhor #Marca a diferença é o primeiro painel e conta com a participação de personalidades que alcançaram sucesso e notoriedade através das redes sociais e da Internet. A partilhar as suas experiências com a jornalista Sílvia Oliveira estarão os Gamers Eduardo Ferreira e Ricardo Marques (Co-Founders Frozr E-Sports), a Blogger Helena Magalhães (The Styland), a Blogger e Youtuber Catarina Beato (Dias de uma Princesa), a jornalista Rute Sousa Vasco (área digital) e a atleta Susana Feitor (Marchadora Olímpica).

O segundo painel, Game Over?!, é composto por especialistas em cibersegurança da PT e um representante da X-Box, que irão lançar desafios e deixar recomendações para uma navegação em segurança.

O terceiro momento é preenchido pela peça de teatro “Identidade Digital 2.0”, representada pelos atores Alexandre da Silva, Pedro Górgia e Vicente Morais. Integrada no programa Comunicar em Segurança da Fundação PT, esta peça de teatro percorre o país desde 2008, em articulação com escolas e municípios, com a missão de contribuir para a educação e cidadania digital consciente, segura e responsável. No dia 7 será apresentada a nova temporada.

Dirigida a jovens, associações de jovens, seniores e parceiros com responsabilidades na área, esta iniciativa, educativa e inclusiva, pretende proporcionar aos participantes uma experiência de networking e partilha de boas práticas na Rede, bem como fornecer ferramentas, recursos e conselhos que promovam uma utilização responsável da web e ajudem a prevenir perigos  associados a esta.

Marca a diferença: Unidos por uma Internet Melhor!” é o mote deste Dia e pretende sensibilizar para a responsabilidade de todos na construção de uma Internet Melhor, através da criação de conteúdos de qualidade, de comportamentos positivos ou da presença online em liberdade e com respeito pelos direitos humanos.

A participação no Seminário é gratuita, contudo o acesso é limitado ao número de lugares do Auditório. A organização do SID Portugal está a cargo do Consórcio Centro Internet Segura (CIS), com o apoio DNS.pt., que regista até agora um crescente interesse e adesão do público ao evento. Os interessados poderão ainda registarem-se online, através do link https://saferinternetdayportugal2017.eventbrite.pt.

O CIS é um consórcio coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, do qual fazem parte a Direção-Geral da Educação, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Microsoft e a Fundação PT.