Saltar para o conteúdo principal

Ministério da Saúde atribui Medalha de Serviços Distintos a Presidente da FCT

Por ocasião do Dia Mundial da Saúde (comemorado a 7 de abril), o Ministério da saúde atribuiu a Medalha de Serviços Distintos a personalidades ou instituições que tenham praticado atos de abnegação, caridade, altruísmo ou beneficência ou tenham prestado serviços relevantes à saúde Pública ou à Assistência Social.

A medalha grau ouro atribuída a Miguel Seabra, Presidente da FCT, é o reconhecimento da sua contribuição para a investigação científica, nomeadamente na identificação das bases genéticas e celulares da coroideremia, uma doença hereditária da retina, que leva à cegueira progressiva. O trabalho liderado por Miguel Seabra, ao longo de 20 anos, levou diretamente à realização da primeira terapia génica para a coroideremia. O ensaio clínico (1ª fase) produziu resultados surpreendentes e muito positivos nos doentes envolvidos: vários doentes mostraram melhorias reais na sua visão em condições de penumbra, e dois destes pacientes mostraram capacidade de ler mais linhas da tabela optométrica. Os resultados deste estudo foram publicados na revista Lancet, em janeiro deste ano.

Além do Presidente, também dois membros dos Conselhos Científicos da FCT receberam Medalhas de Serviços Distintos Grau Prata: António Jacinto (Diretor do CEDOC – Centro de Doenças Crónicas, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa) e Rui Reis (Diretor do Laboratório Associado ICVS/3Bs, da Universidade do Minho).

O Dia Mundial da Saúde é comemorado anualmente, por iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS). Este ano a OMS alerta para os riscos das doenças transmitidas por vetores (mosquitos, moscas, carraças, etc) como o dengue, a malária e a febre amarela.