Saltar para o conteúdo principal

Na Volta a Portugal com Ciência

Ao longo de dez etapas, com início em Oliveira de Azeméis e a terminar em Lisboa, esta será uma viagem de conhecimento e aprendizagem do território, das paisagens, das pessoas, da sua cultura e das suas tradições.

Território, Património, Saúde, Inovação, Literatura, História, Música, Desporto, Gastronomia e Artes e Ofícios são os temas que preenchem as Etapas do Conhecimento, revelando a presença da ciência ao longo do percurso: na história e património, na tecnologia que desenvolve, nos equipamentos e também no ambiente, nas culturas locais e na organização do território.

Inserida na estratégia do compromisso de Portugal com a formação, a ciência, a cultura e o conhecimento, a iniciativa, promovida pelo MCTES – Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, pretende promover o conhecimento do território português e respetivo património cultural, natural, científico e tecnológico; dar a conhecer as inovações tecnológicas que ligam as instituições de ensino superior às empresas e às regiões onde estão inseridas; sensibilizar para a utilização responsável dos recursos naturais; estimular a inovação social, científica, económica e cultural.

A Volta a Portugal em Bicicleta é um evento desportivo único, pela partilha de emoções que gera, pela proximidade que mantém com as populações locais e pelo festival de animação itinerante das etapas. Ao associar ciência e conhecimento à prova principal do ciclismo nacional, estará a estimular-se o desenvolvimento e a valorização da identidade nacional.

A iniciativa Volta ao Conhecimento. Porque a Volta tem Ciência foi apresentada na sexta-feira, dia 22 de julho, no Teatro Thalia, pela Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo. Contou com as intervenções do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, o Presidente da RTP, Gonçalo Reis, o Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmiro Pereira, o Diretor da Volta a Portugal, Joaquim Gomes, o Representante do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, Manuel Assunção, e o Presidente Conselho Superior dos Institutos Superiores Politécnicos, Joaquim Mourato.

Durante a conferência de imprensa realizou-se uma exposição com alguns equipamentos de figuras conhecidas do ciclismo português, como a Camisola Amarela de Joaquim Agostinho e a bicicleta utilizada por Alves Barbosa no Tour. No local esteve também uma impressora 3D que desenhou e produziu uma bicicleta, como exemplo da inovação e tecnologia desenvolvida nas unidades de investigação das instituições de ensino superior.

No site www.voltaaoconhecimento.pt podem ser consultados o percurso e os temas das Etapas do Conhecimento. A iniciativa estará também nas redes sociais Facebook e Twitter.

Volta a Portugal | Volta ao Conhecimento. 

Porque a Volta tem Ciência.