Saltar para o conteúdo principal

“Noite Europeia dos Investigadores” em 250 cidades europeias



Mais de 250 cidades da Europa irão celebrar a ciência na “Noite Europeia dos Investigadores” no dia 30 de setembro. Estão a ser organizadas milhares de ações e atividades, com o objetivo de mostrar de forma interativa, educativa e divertida aquilo que os investigadores de facto fazem para a sociedade. Portugal também se associa a esta celebração, com inúmeras atividades de Norte a Sul. A iniciativa é promovida todos os anos pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie.

A “Noite Europeia dos Investigadores” é uma oportunidade para se divulgar o trabalho de grande qualidade e inovação desenvolvido pelos investigadores portugueses e centros de investigação, junto da sociedade civil. A proposta da Comissão Europeia é de se proporcionar a qualquer cidadão a experiência de ser cientista por um dia.

Lisboa, Porto, Braga, Santarém, Aveiro, Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Setúbal, Madeira, Castelo Branco e Açores são algumas das regiões que já têm disponível o programa das atividades que se vão realizar na “Noite Europeia dos Investigadores”. No total, 18 localidades irão oferecer atividades gratuitamente para pessoas de todas a idades e formações. No mapa interativo, pode pesquisar que atividades se vão realizar perto de si.

Os vários programas oferecem múltiplas atividades nas mais diversas áreas do conhecimento. Vai ser possível treinar microcirurgias com modelos 3D, fazer experiências científicas, observar microrganismos no microscópio, imprimir de objetos em 3D ou interagir com robôs.

São três os consórcios que asseguram o projeto “Noite Europeia dos Investigadores” em Portugal. O consórcio FORESIGHT – Foreseeing Opportunities, Risks, Environmental and Security Issues for the next Generation: Highlighting Trends for 2030 contará com iniciativas de norte a sul do país, com o apoio da Rede Nacional dos Centros Ciência Viva no terreno. O SCILIFE – Science in everyday life divide a sua programação entre as regiões de Lisboa, Porto e Minho. E o Ciência à Moda do Norte organiza um programa específico no Porto, distribuído entre o Pavilhão Rosa Mota e a Biblioteca Municipal Almeida Garrett.