Saltar para o conteúdo principal

Nomeação do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI)

Foram nomeados hoje os membros do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) – órgão consultivo do Governo para as áreas da ciência, tecnologia e inovação. A primeira reunião plenária do CNCTI terá lugar próximo dia 1 de março e será realizada no âmbito das audições em curso para a consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O CNCTI funciona em estreita colaboração com o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, para o desenvolvimento, reforço e sustentação do sistema científico e tecnológico nacional, assegurando o aconselhamento científico e fomentando o diálogo transversal e interministerial das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Este novo órgão consultivo deve ainda colaborar nos debates parlamentares em matéria de ciência, tecnologia e inovação, sempre que para tal seja solicitado pela Assembleia da República.

O CNCTI será presidido por José Manuel Mendonça, Professor Catedrático no Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC.

O plenário do CNCTI integra os presidentes da FCT, da ANI e do IAPMEI, juntamente com 20 individualidades de reconhecido mérito em diferentes áreas do conhecimento e da economia, incluindo líderes académicos, científicos e empresariais com uma ampla diversidade institucional e territorial:

1. Aida Carvalho, CIMO, Inst. Politécnico de Bragança
2. Ângelo Ramalho, EFACEC, Porto
3. Arlindo Oliveira, IST-U Lisboa e INESC, Lisboa
4. Carlos Faro, BIOCANT, U Coimbra, Cantanhede
5. David Malta, Limmtherapeutics/AP Bio, Lisboa
6. Elvira Fortunato, UNL, CENIMAT-I3N, Almada
7. Gonçalo Quadros, Critical Software, Coimbra
8. Guido Du Boulay Villax, Hovione, Loures
9. Henrique Veiga Fernandes, Fundação Champalimaud, Lisboa
10. Isabel Furtado, TMG, Guimarães
11. Isabel Sousa Pinto, CIMAR, U Porto, Matosinhos
12. Joana Palha, ICVS, U Minho, Braga
13. João Barros, U Porto, Inst. Telecomunicações e Veniam, Porto
14. Joaquim Pedro Torres, AgroGlobal, Santarém
15. Luís Taborda Barata, UBI, Covilhã
16. Maria Mota, IMM e FMUL, Lisboa
17. Mónica Bettencourt, IGC, Oeiras
18. Pedro Adão e Silva, ISCTE; Colabor, Lisboa
19. Teresa Pinto Correia, Centro de Estudos Mediterrâneos, Évora
20. Vítor Neves, Colep, Porto

O CNCTI funciona em plenário e em comissões autónomas (designadamente dos laboratórios de Estado, dos laboratórios associados, dos laboratórios colaborativos, dos centros de interface tecnológico e dos centros académicos clínicos), assim como comissões temáticas, em qualquer área do conhecimento, integrando investigadores e empresários, a indicar pelo plenário do CNCTI.