Saltar para o conteúdo principal

Nova espécie de dinossauro descoberta na Lourinhã

A presença do dinossauro da espécie Torvosaurus em Portugal estava já documentada entre a fauna diversa encontrada na Lourinhã. Os fósseis estudados por Christophe Hendrickx e Octávio Mateus foram atribuídos à espécie Torvosaurus tanneri mas no decorrer do seu estudo os investigadores encontraram diferenças anatómicas significativas. O artigo publicado na revista científica PLOS One descreve as características anatómicas que justificam a denominação desta nova espécie – o Torvosaurus gurneyi.

Com menos de 11 dentes na maxila e placas interdentárias diferentes da espécie T. tanneri, o agora nomeado Torvosaurus gurneyi é o maior predador descoberto até hoje na Europa e o maior terópede encontrado em Portugal. Esta espécie de dinossauro terá habitado a terra no período Jurássico Superior, aproximadamente há 150 milhões de anos.

O estudo desenvolvido tem o apoio da FCT através do projeto “Dinoeggs – Ovos e Embriões de Dinossauros de Portugal: Implicações Paleobiológicas e Enquadramento Paleoambiental”, do qual Octávio Mateus é Investigador Responsável, e de uma bolsa de doutoramento para Christoph Hendrickx.