Saltar para o conteúdo principal

Novos Instrumentos de Emprego Científico

Está disponível no site da FCT o Projeto de Regulamento do Emprego Científico. O projeto estará em consulta pública durante 30 dias a partir da publicação em Diário da República, que deverá acontecer em breve. Os comentários podem ser enviados para info.ec@fct.pt.

Em coerência com o Decreto-Lei 57/2016, o vínculo normal para a investigação realizada por doutorados deve ser contratação. O apoio ao Emprego Científico é por isso uma prioridade para a FCT. Assim, este regulamento destina-se a criar dois instrumentos de apoio ao estímulo ao Emprego Científico, cujos primeiros concursos deverão ocorrer ainda em 2017:

(1) Apoio à contratação de investigadores doutorados em todas as áreas científicas e à sua inserção em unidades de investigação, financiadas pela FCT, e respetivas instituições de acolhimento, um apoio direto à contratação de investigadores doutorados, através de concursos anuais promovidos pela FCT, de modo a facilitar a integração contínua e sistemática de novos doutorados nas instituições científicas.

(2) Apoio a planos de emprego científico e desenvolvimento de carreiras científicas por instituições de ensino superior, laboratórios de Estado e instituições científicas, públicas ou privadas, um apoio ao desenvolvimento de atividades de I&D consagrando e estimulando, entre outros, a contratação de investigadores doutorados pelas instituições científicas, através de concursos anuais dirigidos as instituições e promovidos pela FCT.

Participe!