Saltar para o conteúdo principal

Portugal recebe Evento Europeu na área do Envelhecimento Ativo

Coimbra foi a cidade escolhida para receber a edição 2017 do Fórum AAL  — Active and Assisted Living–, de 2 a 4 de outubro, no Convento de São Francisco. Considerado o maior evento europeu na área do envelhecimento ativo e saudável, o AAL reúne representantes de vários setores da sociedade civil, indústria, autoridades públicas e todos os interessados no debate de temas associados às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e ao Envelhecimento Saudável e Ativo. O evento contará com diversos palestrantes internacionais e nacionais que abordarão tópicos como a economia do envelhecimento e as oportunidades associadas, “the Internet of Things”, a sociedade inclusiva para todas as idades, inovação e saúde digital, iniciativas políticas sobre inclusão social e acessibilidade, entre outros.

“Bridging the gaps between technology and active ageing. What can YOU do?” é o tema do encontro, que pretende dar a conhecer os últimos avanços na área das TIC, que contribuem para a redução da distância entre a tecnologia e a população idosa, bem como para o aumento da sua qualidade de vida.

A cerimónia de abertura, na segunda-feira a partir das 18h00, conta com a comunicação de Rafael de Andres Medina, Presidente do AAL, e de Sacha Nauta, Editora da área de Finanças no The Economist. O evento conta também com a participação de Birgit Morlion, responsável pelo programa e política da Comissão Europeia, DG CONNECT, e de Miguel Gonzales-Sancho, chefe de unidade “Saúde em linha, bem-estar e envelhecimento” da mesma entidade. No último dia, quarta-feira, decorrem as intervenções de Lambert van Nistelrooij, deputado do Parlamento Europeu e co-presidente do Intergrupo AGE, e de José Pereira Miguel, Coordenador da Estratégia Nacional de Envelhecimento Ativo e Saudável. Na sessão de encerramento estará presente Ana Sanchez, membro do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

O Fórum AAL é uma atividade do Programa Active and Assisted Living, que este ano é organizado pelo Instituto Pedro Nunes e que conta com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) como parceiro institucional. A iniciativa é precedida pelo Hackathon “4 Ageing Well”, nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, que desafia os participantes a criarem Aplicações Web (APP’s) centradas no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para idosos, num ambiente criativo e interdisciplinar.

Mais informações em www.aalforum.eu