Saltar para o conteúdo principal

Portugal representado ao mais alto nível na NAFSA 2022 em Denver

O pavilhão da Study and Research in Portugal estará, mais uma vez, presente na NAFSA 2022 Annual Expo & Exhibition, este ano dedicada ao tema “Construir o nosso Futuro Sustentável”, que decorrerá em Denver, Colorado (EUA), de 31 de maio a 3 de junho de 2022.

O pavilhão deste ano é o maior de sempre de uma delegação portuguesa, e terá mais de 50 representantes de 22 universidades e politécnicos portugueses, bem como de outros programas e instituições.

A participação no evento é integrada na iniciativa USA-Portugal Campus, que resulta do trabalho conjunto da Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação (ANE+), da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e da Comissão Fullbright em Portugal, que criaram e implementaram uma estratégia para aproximar os EUA e Portugal em termos de mobilidade académica, dando maior visibilidade a Portugal enquanto destino para estudantes americanos.

A conferência/feira da NAFSA é o maior encontro de educadores e fornecedores de serviços internacionais na América do Norte. Habitualmente, atrai milhares de visitantes de todo o mundo, e a sala de exposições tem mais de 400 pavilhões de exposição, de mais de 50 países.

  • A representação de instituições de investigação e ensino superior portuguesas no pavilhão da Study & Research in Portugal na NAFSA (pavilhão nº1230) constitui uma oportunidade importante de:
  • Promover uma imagem de Portugal coesa e atrativa, com vista a obter uma quota significativa de estudantes e investigadores estrangeiros, nomeadamente através do portal Study & Research in Portugal;
  • Reforçar a imagem e a competitividade das instituições participantes;
  • Desenvolver contactos, não apenas com parceiros já estabelecidos, mas também com novos e potenciais futuros parceiros da América do Norte e de outras partes do mundo;
  • Estabelecer contacto direto com profissionais com responsabilidades na mesma área de trabalho;
  • Aprofundar o conhecimento sobre as várias componentes da administração da educação internacional através da participação em workshops, painéis e formações oferecidos na conferência;
  • Participar em eventos e oportunidades de estabelecer redes de contactos;
  • Partilhar conhecimento sobre a diversidade de oferta no ensino superior português com parceiros da diáspora portuguesa nos EUA.

Para permitir a continuação da exploração destas oportunidades, à presença na NAFSA seguir-se-á a visita da delegação portuguesa à área de São Francisco, em coordenação com o Consulado Geral de Portugal em São Francisco. A visita incluirá reuniões e encontros para estabelecer redes de contactos com representantes da Universidade da Califórnia em Berkeley, da Universidade de Stanford, da Universidade de Santa Clara e da comunidade portuguesa local.