Saltar para o conteúdo principal

Portuguesa é uma das vencedoras do concurso #SpaceSelfie da ESA

Durante o mês de novembro de 2018, a Agência Espacial Europeia (ESA) realizou a iniciativa European Space Talks, que em Portugal contou com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). No âmbito da iniciativa decorreu também o concurso de fotografia #SpaceSelfie cujos vencedores foram agora anunciados pela ESA. Uma das fotografias selecionadas é da portuguesa Vanessa Dias, que vai viajar até Kourou, base de lançamentos da ESA na Guiana Francesa, para assistir ao lançamento de um foguetão espacial ao vivo.

A jovem realizou a sua selfie após participar na atividade de dia 24 de novembro, no Planetário Calouste Gulbenkian-Centro Ciência Viva, organizada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA). O desafio passava por participar numa das atividades das European Space Talks, realizar uma fotografia em torno do tema do espaço e partilhá-la nas redes sociais com o hashtag do nome do concurso. “Depois da sessão choveu e ao abrir o chapéu-de-chuva sorri, pois a verdade é que ando com chapéus com constelações e com estrelas e sempre que chove tenho o céu estrelado por cima de mim”, referiu Vanessa ao IA.

 

Vanessa Dias tem um percurso ligado às Ciências Sociais e às Artes, e tem um grande interesse pela astronomia. “Sinto que o Espaço diz respeito a todos nós, na medida em que tudo aquilo que somos é também parte do Espaço”, disse ao instituto.

As European Space Talks tiveram como principal objetivo colocar cidadãos, empresas, instituições, escolas e todos os interessados a organizar sessões em diferentes formatos para debater várias temáticas ligadas ao Espaço. Durante o mês de novembro de 2018 foram promovidos 280 eventos em 27 países europeus. Em Portugal, realizaram-se 11 sessões, organizadas por diversas instituições.

Créditos da fotografia: Vanessa Dias