Saltar para o conteúdo principal

Prémio Fundação Belmiro de Azevedo em parceria com a FCT

Por ocasião do Dia Internacional da Biodiversidade, que se assinalou ontem, dia 22 de maio, e cuja celebração tem como objetivo de alertar para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica, a Fundação Belmiro de Azevedo, em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), anuncia o concurso para atribuição do Prémio Fundação Belmiro de Azevedo “Conservação, Restauro e Monitorização da Biodiversidade em Portugal”, que vai estar aberto para apresentação de candidaturas entre 1 de junho a 30 de junho de 2022.

Este prémio visa distinguir projetos que promovam a conservação, restauro e monitorização da biodiversidade desenvolvidos em território português por uma instituição nacional.

Podem concorrer instituições com projetos que visem a conservação, restauro e monitorização da biodiversidade em território português. A execução do projeto deve ser no mínimo de 12 meses e no máximo de 36 meses, com início até 31 de dezembro de 2022. As propostas devem ter um investigador, titular do grau de “doutor” há pelo menos 5 anos, como responsável pela coordenação do plano de trabalhos.

O Prémio tem um valor global de 300 mil euros, com um valor mínimo a atribuir por projeto de 50 mil euros. Os projetos a desenvolver devem ter como objetivo um impacto positivo e reconhecido na biodiversidade de uma região ou mais regiões do nosso país, e reunir algumas características tais como: pertinência e reconhecimento científico; sustentabilidade e monitorização das ações propostas; e parcerias criadas com o projeto financiado.

O concurso é dirigido a pessoas coletivas de direito privado sem fins lucrativos com sede em Portugal, instituições do ensino superior e seus institutos e unidades de I&D, públicos ou privados e pessoas singulares de reconhecido mérito com domicílio fiscal em Portugal associadas a instituições ou pessoas coletivas com as características referidas anteriormente.

Mais informações podem ser consultadas aqui.