Saltar para o conteúdo principal

Prémio Pulido Valente 2014 para estudo sobre extremidades dos cromossomas

Um estudo sobre a forma como é regulado o tamanho dos telómeros, as estruturas nas extremidades dos cromossomas, distinguiu João Pedro Vinagre como vencedor da edição de 2014 do Prémio Pulido Valente. Com este trabalho, o investigador do IPATIMUP e a sua equipa desvendaram um novo mecanismo que atua em vários tipos de cancro, nomeadamente da pele, do cérebro, da bexiga e da tiroide. 

Os telómeros nas extremidades dos cromossomas vão-se encurtando com cada divisão celular. Quando se tornam demasiado curtos, a célula para de se dividir. Esta espécie de relógio biológico é um dos mecanismos que impede a divisão ilimitada das células adultas, que pode dar origem ao aparecimento de tumores e cancros. João Pedro Vinagre e equipa de que faz parte identificaram uma mutação que contorna o relógio biológico, induzindo assim o cancro. A mutação identificada está no gene que codifica para a proteína telomerase, cuja função é alongar os telómeros. À medida que um célula envelhece, a sua telomerase torna-se menos ativa, levando ao encurtamenteo dos telómeros.

A mutação identificada localiza-se numa região inexplorada do gene da telomerase e faz com que a proteína volte a ser produzida pela célula, com consequências para o tamanho dos telómeros e mortalidade da célula. A mutação associa-se a tumores com comportamento mais agressivo e com pior resposta à terapêutica. O estudo foi publicado na prestigiada revista científica Nature Communications.

O Prémio Pulido Valente Ciência, criado juntamente pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pela Fundação Professor Francisco Pulido Valente (FFPV), distingue o melhor trabalho publicado no domínio das Ciências Biomédicas, que descreva a investigação executada por investigadores com idade inferior a 35 anos, em centros de investigação nacionais. O prémio, atribuído anualmente, tem o valor de 10 mil euros, e é comparticipado em partes iguais pelas duas instituições.

Todos os anos a Fundação Francisco Pulido Valente e a FCT escolhem um tema sobre o qual os trabalhos candidatos devem incidir. O tema do concurso da edição 2014 foi  “Heterogeneidade em tumores: ao nível do genoma maligno e/ou ao nível celular”. As candidaturas são avaliadas por um painel de especialistas nacionais, de reconhecido mérito internacional no tema a concurso.