Saltar para o conteúdo principal

Prémio Pulido Valente Ciência 2016

A investigadora Roksana Maria Pirzgalska recebe no dia 21 de março o Prémio Pulido Valente Ciência 2016, na área das Neurociências. A investigadora é primeira autora do artigo Sympathetic Neuro-adipose Connections Mediate Leptin-Driven Lipolysis, publicado na revista CELL (2015).

O artigo demonstra, pela primeira vez, que o tecido adiposo é inervado e que a ativação direta destes neurónios queima gordura. No estudo realizado foi utilizada a optogenética, que consiste numa técnica de ponta em que os neurónios geneticamente modificados podem ser ativados com luz.

Roksana Pirzgalka é mestre em Biotecnologia pela Gdansk University of Technology (Polónia). Em 2012, recebeu uma bolsa Albert Renold Travel para investigar complicações associadas à diabetes, no Centro de Neurociências e Biologia Celular de Coimbra. Seguidamente foi selecionada para o Programa MIT- Portugal em Sistemas de Bioengenharia. A investigação que lhe garantiu a distinção com o Prémio Pulido Valente Ciência foi efetuada no âmbito do doutoramento que está a realizar no Instituto Gulbenkian de Ciência (Oeiras), no laboratório da Doutora Ana Domingos.

O Prémio Pulido Valente Ciência distingue anualmente o melhor artigo publicado numa área das Ciências Biomédicas, que descreva os resultados da investigação realizada por um(a) investigador(a) com menos de 35 anos à data de apresentação da candidatura, numa instituição de I&D nacional. O montante deste Prémio é de 10 mil euros, comparticipado pela Fundação Professor Francisco Pulido Valente e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, de acordo com o Protocolo estabelecido entre as duas instituições.

A cerimónia de entrega do prémio terá lugar no dia 21 de março, pelas 15h00, no Teatro Thalia, em Lisboa.