Saltar para o conteúdo principal

Prémios Maratona da Saúde 2016 apoiam investigação portuguesa na área das doenças neurodegenerativas

A cerimónia de entrega dos Prémios Maratona da Saúde 2016 realiza-se amanhã, dia 16 de março, às 11h00 no Auditório do Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School |Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa.

A edição 2016 da Maratona da Saúde recebeu 57 candidaturas, tendo a avaliação das propostas sido realizada por um painel internacional composto por 31 cientistas na área das Doenças Neurodegenerativas e pelo conselho científico da Maratona da Saúde. Os dois projetos distinguidos irão receber um montante global de 50 mil Euros, que provêm de donativos angariados durante o espetáculo solidário emitido pela RTP, em Abril de 2016, do apoio da Biogen (empresa na área da biotecnologia) e de outros financiamentos obtidos através das diversas iniciativas da sociedade civil durante a edição.

Cláudia Almeida Gomes, investigadora do Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa (CEDOC-NMS|FCM), é uma das vencedoras, com o trabalho “Estudo do impacto genético na doença de Alzheimer de início tardio”. A cientista irá receber o Prémio Biogen.

O segundo projeto premiado é da autoria do investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra – CNC, Rodrigo Cunha, e trata-se do “Estudo dos derivados da cafeína na inibição da doença de Alzheimer e como base de novos medicamentos”. O investigador de Coimbra irá receber o prémio Maratona da Saúde.

As edições anteriores dos Prémios MdS em Investigação Biomédica premiaram projetos em áreas como cancro e diabetes. Ao todo, os Prémios Maratona da Saúde apoiaram 9 cientistas no desenvolvimento dos seus trabalhos de investigação nestas áreas em Portugal. 

Os Prémios MdS são uma iniciativa conjunta da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e da Associação Maratona da Saúde. A edição 2016 contou com o apoio da Biogen, que associou o seu nome a um dos Prémios.

A quarta edição será dedicada às Doenças Cardiovasculares.