Saltar para o conteúdo principal

Presidente da FCT conduziu Masterclass no Instituto Superior de Agronomia

Audiência de Masterclass de Helena Pereira no ISA

“The science and technology system in Portugal: how funding of researchers, institutions and projects impacted research and development” foi o título da Masterclass proferida pela Presidente da FCT, Helena Pereira, no dia 30 de junho, na Sala de Atos do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e online aqui.

Esta Masterclass surgiu no âmbito das unidades curriculares de Doutoramento Seminário de Engenharia Florestal e de Seminários de motivação científica. A presidente da FCT abordou a temática do impacto do financiamento da ciência nos investigadores, instituições e projetos.

Helena Pereira, que termina o mandato como presidente da FCT este mês, mostrou também como o financiamento da ciência em Portugal, através da FCT, atingiu patamares de excelência operacional em comparação com instituições congéneres, quer em previsibilidade de concursos, como na qualidade dos processos de avaliação e na sua duração até à apresentação dos resultados, assim como na simplificação administrativa e desmaterialização dos processos.

A ciência em Portugal aumentou significativamente nos últimos 25 anos, diversificando as áreas de atuação e dos sectores que contribuem para a criação de conhecimento, tendo sido o financiamento da FCT determinante para o crescimento e a melhoria de todos os indicadores de produção de conhecimento e de qualificação científica.

A FCT celebra este ano 25 anos de financiamento da ciência em Portugal e assinala a data com um ciclo de eventos que se estende ao longo deste ano, em diferentes cidades e abordando temas de interesse para a comunidade académica e científica. O programa completo das comemorações e as sessões que já realizadas podem ser consultadas aqui.