Saltar para o conteúdo principal

Programa MIT Portugal seleciona 8 projetos para financiamento

A FCT anunciou o resultado do Concurso para Projetos de Investigação Exploratória no âmbito do Programa MIT Portugal, referente a 2019, no qual foram avaliadas 33 candidaturas e tendo sido recomendadas 8 para financiamento. O investimento total para a concretização destes projetos é de 397.023,15 euros, sendo que o limite máximo de financiamento de cada projeto é de 50 mil euros.

Este concurso visa o desenvolvimento de atividades de investigação entre universidades portuguesas e o MIT (Massachusetts Institute of Technology), com vista à criação de soluções inteligentes nas diversas áreas propostas a concurso, em que os projetos são orientados para a investigação científica numa abordagem holística através de projetos integrados e multidisciplinares com uma visão de evolução de escala. Os projetos selecionados nesta edição distribuem-se nas pelas seguintes áreas: Sistemas Terrestres: dos Oceanos para o Espaço – 3 projetos; Transformação Digital na Indústria – 3 projetos; e Cidades Sustentáveis – 2 projetos.

Este concurso realizou-se ao abrigo do acordo de parceria entre a FCT e o MIT Portugal, integrado no programa goPORTUGAL – Parcerias Globais em Ciência e Tecnologia, promovido pela FCT, e cuja missão e objetivos passa por valorizar o processo de internacionalização da investigação científica e tecnológica em Portugal, desenvolvendo a criação de emprego científico e qualificado e fomentando a criação e crescimento de novas empresas de base científica e tecnológica. O programa goPORTUGAL integra parcerias com outras instituições de investigação estrangeiras de referência, como a Carnagie Mellon, a UTAustin, a Harvard Medical School, o Imperial College London ou a Fraunhofer.