Saltar para o conteúdo principal

Projetos de Investigação Exploratória dos programas CMU Portugal, MIT Portugal, UT Austin Portugal

A FCT abriu o período de candidaturas para os Concursos de Projetos de Investigação Exploratória no âmbito das parcerias Internacionais:  Programas CMU Portugal, MIT Portugal e UT Austin Portugal.

No que diz respeito ao concurso enquadrado no programa CMU Portugal, as candidaturas decorrem até às 17h00 (hora de Lisboa) do dia 30 de junho de 2021. Esta iniciativa pretende juntar equipas de investigadores de instituições portuguesas, da Carnegie Mellon University (CMU) e de parceiros empresariais no desenvolvimento de atividades de investigação com elevado potencial de impacto e relevância estratégica para o Programa CMU Portugal, devendo estimular e promover a competitividade e a capacidade de inovação em Ciência e Tecnologia na internacionalização de Portugal na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Procuram-se candidaturas na área das TIC com especial foco nas oportunidades oferecidas pela economia de dados enquanto motor de crescimento e mudança. Para este concurso está prevista uma dotação orçamental de 400 mil euros e cada projeto será apoiado pelo prazo de 12 meses.

As candidaturas enquadradas no programa MIT Portugal devem ser apresentadas até às 17h00 (hora de Lisboa) de 29 de junho de 2021, e devem visar o desenvolvimento de atividades de investigação entre entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN), parceiros públicos e privados e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), com vista à criação de soluções inteligentes que promovam a competitividade da economia portuguesa e estimulem abordagens multidisciplinares. A dotação orçamental prevista é de 400 mil euros, sendo que o limite máximo de financiamento de cada projeto é de 50 mil euros. Os projetos devem abordar as seguintes áreas temáticas: Alterações Climáticas e Ciência do Clima; Sistemas Terrestres: dos Oceanos para o Espaço; Transformação Digital na Indústria; e Cidades Sustentáveis.

O concurso do programa UT Austin-Portugal decorre até às 17h00 (hora de Lisboa) do dia 30 de junho de 2021. Tem como grande objetivo mobilizar equipas de investigadores do SCTN e da Universidade do Texas em Austin (UT Austin) e ainda parceiros empresariais para atividades de investigação. Os projetos a apoiar deverão ser capazes de estimular a capacidade de inovação em Ciência e Tecnologia em Portugal e promover a competitividade internacional do país, privilegiando oportunidades associadas  à economia de dados enquanto motor de crescimento e mudança. Este concurso abrange as seguintes áreas temáticas: Computação Avançada; a Física Médica para Terapias Emergentes contra o Cancro; os Nanomateriais para Novos Mercados; e as Interações Espaço-Terra. Os projetos serão apoiados por um período máximo de 12 meses, estando prevista uma dotação orçamental global de 400 mil euros para o concurso.

Mais informações em programas CMU Portugal, MIT Portugal, UT Austin Portugal.