Saltar para o conteúdo principal

Protocolo entre a FCT e a Direção Geral de Saúde para financiamento de Programas de Investigação em Doenças Cardiovasculares

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Direção-Geral da Saúde (DGS)/Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares (PNDCCV) assinaram um protocolo, no início do passado mês de dezembro, com vista à integração da participação nacional na rede ERA-NET Cofund ERA-CVD – Programas de Investigação em Doenças Cardiovasculares, no âmbito do Programa Horizonte 2020.

As Doenças Cérebro-cardiovasculares, nomeadamente o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a Doença Coronária (DC) ou Doença Isquémica do Coração (DIC), são as principais causas de morte em Portugal, constituindo atualmente um dos principais problemas de saúde pública no país. Como tal, o combate a estas doenças é considerado uma prioridade pelo Ministério da Saúde através do PNDCCV, executado pela DGS.

O impacto para a saúde pública e, consequentemente, o impacto social e económico que as Doenças Cérebro Cardiovasculares representam para Portugal, justificam uma especial atenção e investimento na descoberta de novas terapias e tecnologias que melhorem a eficiência no combate a estas doenças. Neste sentido, espera-se que esta cooperação institucional entre a FCT e a DGS contribua para melhor apoiar a comunidade científica nacional que desenvolve investigação na área das doenças cardiovasculares, traduzindo-se na promoção e no avanço do conhecimento científico e do desenvolvimento tecnológico.

Esta parceria será concretizada através do financiamento conjunto de projetos com coordenação ou participação Portuguesa, selecionados no âmbito dos concursos transnacionais conjuntos lançados pela ERA-CVD, a rede europeia que tem como objetivo financiar projetos de Investigação e Desenvolvimento (ID) transnacionais em investigação cardiovascular. Saliente-se que o primeiro concurso da rede ERA-CVD, em 2016, abriu este mês de janeiro, tendo em vista a seleção para financiamento de projetos de investigação na área da Insuficiência Cardíaca.