Saltar para o conteúdo principal

Quatro cientistas em Portugal recebem financiamento do European Research Council

Quatro cientistas a trabalhar em Portugal estão entre os 312 cientistas de topo selecionados no primeiro concurso de Consolidator Grants do European Research Council (ERC). Rui Costa (Fundação Champalimaud – FC), Lars Jansen (Instituto Gulbenkian de Ciência – IGC), Edgar Gomes (Instituto de Medicina Molecular – IMM) e Sofia Aboim (Instituto de Ciências Sociais – ICS) irão receber, no total, 7 milhões de euros, para consolidar as suas equipas de investigação e desenvolver as suas ideias, durante cinco anos.

Lars Jansen, cientista holandês, há cinco anos no IGC, irá reforçar o trabalho realizado já pela sua equipa, de melhor compreender de que forma a informação não-codificada no DNA é transmitido fielmente da célula-mãe para as células-filhas, durante o processo de divisão celular. Nas células com núcleo, o DNA encontra-se enrolado em torno de proteínas chamadas histonas. Sabe-se que pequenas alterações químicas nas histonas regulam a ativação dos genes. Para este projeto, Lars irá investigar se estas alterações são hereditárias, e de que forma este processo se relaciona com a ativação de genes, em células cancerosas e estaminais, por exemplo.

O projeto de Edgar Gomes tem como objetivo compreender como é que a posição do núcleo em células de fibras musculares afeta a função das células e está implicado em doenças musculares. Em células musculares totalmente desenvolvidas, o núcleo localiza-se na periferia da célula, enquanto que durante o desenvolvimento e regeneração, assim como em várias patologias, o núcleo ocupa uma posição central na célula. A equipa de Edgar, no IMM, mostrou já que a posição do núcleo afeta a função de células musculares; falta mostrar porquê, através de trabalho que permita seguir a migração e formação destas células.

Rui Costa, neurocientista na Fundação Champalimaud, interessa-se pelo fenómeno de chunking, através do qual o cérebro liga pequenos módulos de células ou sequências de atividade cerebral para organizar memórias e coordenar ações complexas. Sabe-se que as células dos gânglios basais estão envolvidas em chunking, mas pouco se sabe ainda, a nível da célula, sobre a forma como os circuitos neuronais estão ligados, no espaço e no tempo, permitindo que ações se iniciem e se desenrolem. O projeto de Rui Costa pretende deslindar este processo, recorrendo a algumas das técnicas das neurociências mais avançadas.

Um dos financiamentos na área das ciências sociais foi para Sofia Aboim, que irá estudar as vidas das pessoas transgénero, assim como o aparato institucional e legal que as enquadra, em 5 países europeus: Portugal, França, Reino Unido, Holanda e Suécia. Serão realizadas entrevistas em cada país, recolhendo informação que responda a perguntas como que são as pessoas transgénero, como se definem, qual o seu lugar no mundo do trabalho, se e de que forma são marginalizados.

Os financiamentos Consolidator Grants são atribuídos a cientistas com sete a 12 anos de experiência após o Doutoramento. Neste primeiro concurso foram recebidas 3600 candidaturas; apenas 8,5% foram financiadas, tornando este concurso um dos mais competitivos do ERC. Desde a sua formação, em 2007, e em todos os concursos ERC lançados até à data, 34 cientistas a trabalhar em Portugal receberam este financiamento de prestígio.